O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial está à procura de 25 famílias para participar num estudo sobre qualidade do ar dentro de casa, de forma a avaliar os padrões de exposição à poluição do ar interior na habitação e identificar os principais fatores risco.

Procuram-se participantes da região norte do País, com wi-fi em casa, e crianças entre os 2 e os 5 anos de idade. Os interessados podem aceder à informação de suporte para saber mais pormenores, e inscrever-se.

Este estudo está a decorrer em paralelo na também na Suécia, Estónia, Reino Unido, Holanda, Itália, e República Checa e incluí a monitorização da qualidade do ar durante um mês, a par da recolha de amostras ambientais e avaliação da saúde da família.

Com base nessa avaliação, equipa irá testar, numa segunda fase, a eficácia de estratégias corretivas personalizadas, como a instalação de purificador de ar.

Estudo vai apoiar mudanças a nível europeu por casas mais «saudáveis»

Marta Gabriel, responsável pelo projeto no INEGI, explica que “queremos determinar o grau de exposição a agentes agressores ambientais a que estamos sujeitos hoje. Vamos prestar especial atenção a bebés e crianças pequenas, já que constituem grupos particularmente vulneráveis e que passam muito do seu tempo no ambiente da habitação”.

O estudo decorre no âmbito do projeto INQUIRE, um consórcio europeu de 15 parceiros, em oito países, determinados a encontrar alternativas «mais limpas» para combater a exposição à poluição do ar em ambientes interiores.

O objetivo final é dar suporte científico a decisores políticos e entidades reguladoras, e permitir a tomada de decisão informada e a implementação de medidas eficazes para a proteção da saúde dos cidadãos.

O projeto INQUIRE – Identification of chemical and biological determinants, their sources, and strategies to promote healthier homes in Europe é cofinanciado ao abrigo do Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da União Europeia.