Oferecer formação técnica alinhada com a realidade do setor produtivo europeu, criar percursos de aprendizagem personalizados e dar espaço à experimentação em learning factories. São estes os objetivos de três iniciativas do Instituto Europeu de Inovação (EIT na sigla inglesa) para a formação de profissionais da indústria e que contam com a participação do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industria e do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

A formação e requalificação de trabalhadores é considerado um elemento-chave para a competitividade da indústria num cenário tecnológico em rápida mudança. As necessidades de recrutamento das empresas têm vindo a disparar nas áreas da tecnologia e processos avançados de fabrico, mas a escassez de mão-de-obra é um problema em toda a Europa.

Foi neste contexto que a rede EIT Manufacturing, do Instituto Europeu de Inovação , desafiou os seus parceiros a criarem iniciativas “para fortalecer as empresas europeias com pessoas capacitadas e motivadas para moldar um futuro digital e competitivo”. O INEGI, em parceria com o INESC TEC e a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), respondeu ao desafio.

Formação aumenta competitividade da indústria europeia 

ConFacts – Multi-layer Connected Factories with hybrid conventional and digital components” é o nome da primeira destas três iniciativas, a decorrer em paralelo, que prevê a criação e implementação de uma Teaching and Learning Factory (fábricas de ensino e aprendizagem) no hub húngaro do EIT Manufacturing, para simular uma fábrica inteligente e a realidade da empresa conectada, altamente automatizada, e com tecnologias ligadas à Indústria 4.0 e processos avançados de produção.

Servirá de palco à formação de especialistas altamente qualificados, capazes de interagir com fábricas e máquinas inteligentes, e assim responder às necessidades dos clientes. O INEGI contribuirá com o desenvolvimento de sistemas demonstradores, criação de material didático e organização de workshops, nomeadamente sobre o retrofitting digital de equipamentos industriais e com recurso a sistemas de realidade aumentada.

Já o projeto “LeDAM – Leveraging competences and skills of professionals in digital and automated manufacturing processes” prioriza a criação de módulos educacionais e sessões práticas, desenvolvidas com o ecossistema industrial e empresas diretamente envolvidas no projeto.

Digitalização e automação de processos, e inteligência artificial e realidade virtual ou aumentada como ferramentas para alavancar flexibilidade, produtividade, competitividade e processos mais verdes, estão entre os temas contemplados. Nas mãos da equipa do INEGI está o desenho do programa, criação de conteúdos educativos e sessões hands-on.

Sustentabilidade dos processos de fabrico também é prioridade

A transformação digital e consequente desmaterialização têm também um papel significativo na criação de processos produtivos mais sustentáveis. Por isso é urgente formar pessoas capazes de identificar e impulsionar práticas de fabrico sustentáveis e avaliar o impacto ambiental das dos projetos.

O “LEARN 4.0 – LEveraging digitAl technologies foR sustainable production” tem isto mesmo como objetivo – criar percursos de aprendizagem que colmatem as lacunas nos currículos existentes, e dar a esses perfis as competências técnicas e sociais necessárias para impulsionar a transição para redes de valor sustentáveis e eficientes em termos de recursos. A experiência do INEGI na implementação de estratégias de inovação tecnológica potenciadoras da chamada “dupla transição” (para a Digitalização e Economia Circular) vai servir de base à sua participação.