Está a decorrer o período de inscrições para o Programa Avançado em Indústria 4.0, que combina a experiência do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência  (INESC TEC), numa oferta formativa que pretende capacitar as empresas do tecido industrial nacional, na resposta aos desafios da transformação digital imposta pela denominada quarta revolução industrial em curso.

Enquanto Centros de Interface Tecnológico, o INEGI e o INESC TEC pretendem, com esta iniciativa, partilhar a experiência e conhecimento acumulados com as empresas, abordando as várias dimensões e problemáticas associadas à atual transformação digital, tecnologias emergentes, metodologias e ferramentas, assim como o impacto que estas abordagens poderão ter no seu negócio.

Com início marcado para o próximo dia 8 de outubro, nas instalações do INEGI e do INESC TEC, no Porto, o programa destina-se a responsáveis e quadros médios e superiores de empresas de base industrial e tecnológica, das áreas das operações, produção, logística, engenharia, tecnologia e inovação; bem como a gestores, engenheiros, empreendedores e consultores que ambicionem liderar a implementação da indústria 4.0.

Alcibíades Paulo Guedes, coordenador do programa e Presidente do Conselho de Administração do INEGI, salienta que este programa permite “adquirir conhecimentos, metodologias e ferramentas para responder à crescente complexidade e competitividade global com elevados níveis de eficiência e de forma rápida e flexível.

Da decisão à implementação

Com uma duração de 64 horas, o Programa Avançado em Indústria 4.0 vai contemplar nove módulos focados em temas identificados como fundamentais no desenvolvimento de uma visão estratégica, no suporte à tomada de decisão e à implementação.

Serão igualmente exploradas as características, aplicações e desafios de tecnologias que estão na base da quarta revolução industrial, assim como realizadas visitas e workshops em empresas identificadas como bons exemplos, que assegurem o alinhamento com os interesses e os desafios do grupo de participantes.

No sentido de garantir a segurança de todos os que participam presencialmente, o INEGI e o INESC TEC adotaram um conjunto de medidas alinhadas com as diretrizes das autoridades de saúde, para prevenir potenciais situações de contágio.

Mais informações e inscrições aqui.