O Programa Avançado em Indústria 4.0, promovido pelo INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e pelo INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, está de volta para uma terceira edição, a decorrer entre 4 de maio e 22 de junho de 2022.

O acelerar da transformação digital e a necessidade de se evoluir rapidamente para uma indústria competitiva e sustentável, a par do sucesso das duas primeiras edições do programa, motivou a aposta na continuidade desta oferta formativa.

Enquanto Centros de Interface Tecnológico (CIT), o INEGI e o INESC TEC pretendem, com esta nova edição do programa, partilhar a sua experiência e conhecimento acumulados com as empresas, abordando as várias dimensões e problemáticas associadas à atual transformação digital, tecnologias emergentes, metodologias e ferramentas, assim como o impacto que estas abordagens poderão ter no seu negócio.

Com uma duração de 64 horas, o programa vai contemplar nove módulos focados em temas identificados como fundamentais no desenvolvimento de uma visão estratégica, no suporte à tomada de decisão e à implementação.

Os interessados devem inscrever-se através do website do programa.

Programa único junta experiência do INEGI e INESC TEC

Entre os participantes das edições anteriores estiveram colaboradores de várias empresas do tecido industrial nacional, como a ADIRA, Amorim Cork Composites, Bondalti, Casais, COLEP, Efacec, Ferpinta, Fluitrónica, LIPOR, Raclac e Toyota Caetano.

Para Luís Ferrão, da Amorim Cork Composites, “o programa permite aos profissionais das várias áreas da organização inteirarem-se e desenvolver conhecimento de práticas, metodologias e ferramentas que são hoje um must have determinante para a geração de valor”.

João Moreira, da Simoldes Tools, salienta que “o programa superou as expectativas”. “A abordagem pragmática às temáticas da industria 4.0 e da transformação digital foi feita de uma forma muito objetiva, conciliando de forma lógica a componente de gestão com a aplicação mais técnica, muito orientada à partilha de conhecimento e experiencias na adoção de tecnologia na industria”, acrescenta.

Sérgio São João, da Security Printing, testemunha que “o curso está bem estruturado, com módulos estratégicos e módulos tecnológicos. As visitas técnicas aos laboratórios e às fábricas trazem um complemento ideal à formação em sala. A partilha de experiências entre os participantes é uma mais valia profissional”.

O elevado número de participantes comprova que, como lidar com estes desafios, o que fazer, em que investir, com que prioridades, são questões que estão no topo da agenda dos gestores, seja ao nível tecnológico, ao nível dos processos, e ao nível das pessoas.