O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial é um dos parceiros de um projeto mobilizador que tem na mira o aumento da competitividade dos portos marítimos portugueses. O caminho da competitividade está traçado e passa pela digitalização da atividade portuária, com o objetivo de melhorar a sua eficiência, e pelo investimento na eletrificação, nas energias renováveis e no autoconsumo daquelas estruturas.

Liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto NEXUS surge da “necessidade de descarbonização do sector da logística portuária aproveitando ao máximo os dados e informações sobre o transporte e carga para maximizar o proveito das operações”, nas palavras de Miguel Marques, responsável pelo projeto no INEGI.

A iniciativa envolve um consórcio de 35 entidades que vão desenvolver, até 2025, soluções que promovam a transição digital e ecológica do setor dos transportes e da logística, num investimento de 91 milhões de euros.

Ao INEGI caberá o desenvolvimento de ferramentas de planeamento para aproveitamento de fontes renováveis de energia, e levar a cabo um teste piloto no Porto de Sines. Paralelamente, a equipa do Instituto vai ainda avaliar a instalação de tecnologias costeiras de aproveitamento de energia das ondas neste mesmo porto.