Cinco empresas vão financiar 10 projetos de investigação com um total de 44 mil euros na edição deste ano do IJUP-Empresas, o programa da Universidade do Porto que pretende incentivar a participação dos estudantes de primeiro e segundo ciclo na investigação científica.

São elegíveis a este programa de financiamento projetos de I&D desenvolvidos em parceria com a indústria, nas mais diversas áreas do conhecimento, que envolvam pelo menos um estudante de licenciatura, mestrado integrado ou metrado da U.Porto.

As candidaturas estão abertas até 30 de abril e têm de ser obrigatoriamente apresentadas por um investigador responsável, possuidor do grau de Doutor, através da página do IJUP-Empresas. Aí os interessados podem encontrar o regulamento do concurso, o guia de candidatura e todas as informações sobre as áreas de aplicação dos projetos elegíveis.

Os parceiros do IJUP-Empresas

SOGRAPE VINHOS, SOJA DE PORTUGAL, IMPETUS TÊXTEIS, ITAU e GALP são as empresas parceiras da edição 2021 do IJUP-Empresas, financiando projetos de investigação com aplicação nas respetivas áreas de atividade. Entre os temas abertos a candidaturas encontram-se a análise de risco, data analytics, robótica, biossensores, marketing e gestão da biodiversidade no setor vinícola; alimentação para animais de companhia, avicultura, pecuária e aquacultura e valorização de subprodutos de origem animal; digitalização de processos, valorização de resíduos, sistemas de monitorização do impacto ambiental e de defeitos no setor têxtil; alimentação sénior e hospitalar e automatização de processos em restauração; soluções de captura e armazenamento de CO2 e modelos de negócio e de gestão para soluções de Energy Storage.

Fundação Amadeu Dias é outro dos parceiros do programa IJUP-Empresas 2021, financiando bolsas únicas no valor de 500 euros aos estudantes de primeiro e segundo ciclos da U.Porto que façam parte da equipa de investigação dos projetos selecionados.

O programa IJUP-Empresas é uma iniciativa da Universidade do Porto que pretende estimular nos estudantes o gosto pelas atividades e processos relacionados com a criação de conhecimento, promovendo assim o aparecimento de novos modelos de aprendizagem, de uma nova geração de investigadores e de futuros profissionais mais disponíveis para criar novas formas de diálogo entre a comunidade científica e a sociedade.

Notícia atualizada a 7 de abril de 2021