Durante o último ano, destacaram-se pelos trabalhos de investigação que desenvolveram nas salas e laboratórios da maior instituição científica portuguesa. Agora, chegou a hora de revelarem os resultados ao mundo… Como? Encontra-se aberto o período para inscrições e submissão de resumos para a edição 2022 do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, iniciativa que vai dar a conhecer, pelo 15.º ano consecutivo, os novos talentos da Ciência produzida na instituição.

Será nos dias 4, 5 e 6 de maio que os estudantes de licenciatura e mestrado – incluindo os estudantes internacionais de mobilidade – das 14 faculdades da U.Porto vão juntar-se para apresentar e discutir as descobertas resultantes de projetos de iniciação à investigação ou dos seus ciclos de estudos.

Depois de uma edição realizada inteiramente online, o “congresso” de Ciência jovem da U.Porto regressa este ano à “normalidade”. Ou quase… As comunicações orais terão lugar nos dias 4 e 5 de maio, em formato online. Já a apresentação de posters vai decorrer no dia 6 de maio, na Reitoria, e culminará com a sessão de encerramento e de celebração dos 15 anos do IJUP.

À semelhança de edições anteriores, os melhores trabalhos apresentados no IJUP serão distinguidos por professores e investigadores da Universidade do Porto, tendo em conta a área científica em que se enquadram.

O programa detalhado do IJUP 2022 será anunciado, brevemente, através do website do evento.

A edição 2021 do IJUP contou com um número recorde de 1302 participantes inscritos. (Foto: DR)

Como participar?

Os estudantes interessados em apresentar comunicações – em formato poster ou apresentação oral – devem submeter os seus resumos  até dia 15 de março de 2022.

A participação está igualmente aberta a estudantes de outras instituições de Ensino Superior, desde que a investigação tenha sido realizada em faculdades ou institutos de investigação associados da U.Porto.

Os estudantes que não pretendam apresentar qualquer projeto podem, ainda assim, marcar presença no encontro. Para isso, basta inscreverem-se até às 23h59 do dia 30 de abril de 2022.

As normas de participação, assim como informações sobre o evento e link para inscrição e submissão de resumos, podem ser consultadas aqui.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].