Serão três dias em que 779 estudantes da Universidade do Porto vão dar a conhecer os seus mais recentes projetos de investigação, naquele que é considerado um dos maiores eventos científicos nacionais dedicados a jovens investigadores. A 16.º edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto está de volta de 10 a 12 de maio, para mais uma “maratona” à descoberta da melhor investigação jovem produzida na instituição.

Num ano em que o IJUP regressa ao seu formato totalmente presencial, a Reitoria da U.Porto volta a abrir portas a um evento que se assume como “um momento de afirmação da decisiva aposta da U.Porto numa formação académica capaz de promover, acolher, valorizar e estimular a estreita ligação dos estudos universitários com a investigação científica”, tal como explica Pedro Rodrigues Vice-Reitor para a Investigação e Inovação.

A edição deste ano conta com mais de 1100 estudantes inscritos, dos quais 779 terão então a oportunidade de partilhar os respetivos resumos dos seus trabalhos, em formato de comunicação oral (359) e de poster (420). Números que constituem um novo recorde do evento, superando os valores registados na edição de 2021, realizada em formato inteiramente online.

Nos vários painéis e sessões temáticas que compõem  o programa do IJUP 2023, serão revelados e avaliados projetos em áreas tão distintas como a Química, Matemática e Astronomia, Ciências do Desporto, Psicologia ou Arte e História.

Entre os projetos a apresentar destacam-se estudos sobre a Habitação do século 21, Microplásticos na atmosfera, Estética do futebol e análise de imagens, e ainda Delimitações da fala erótica nas artes.

Um programa preenchido

Os três dias do encontro vão iniciar-se com apresentações orais – a partir das 9h00- havendo ainda uma hora dedicada à apresentação dos posters- entre as 10h30 e as 11h30 –  nas arcadas da Reitoria.

Já da parte da tarde, as apresentações terão início às 14h30, estando o período das 16h00 às 17h00 reservado para as últimas apresentações de posters.

O programa completo pode ser consultado aqui.

16 anos a mostrar a melhor Ciência jovem

Organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, com o patrocínio do Santander Universidades, o IJUP é um evento pioneiro em Portugal, que procura eliminar a ideia de que a participação em atividades de investigação científica está reservada apenas a investigadores e docentes de carreira.

Este ano, à semelhança das últimas 15 edições, mais de 100 moderadores irão avaliar e distinguir os trabalhos que mais se destacam dentro da sua área científica.

Mais informações no portal do IJUP, ou através do e-mail [email protected].