“Estou a concluir a minha licenciatura, nunca apresentei um estudo para tanto público e ter aqui o meu trabalho exposto é uma grande oportunidade”. As palavras são de Rita Wiecha Ferreira, finalista da Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), mas podiam ser repetidas por grande parte dos mais de 1200 estudantes da Universidade do Porto que participaram, de 10 a 12 de maio, na 16.ª edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da U.Porto.

Da Arquitetura à Psicologia, passando pela Criminologia, a Geografia, a Literatura, ou a Química. Durante três dias, as últimas descobertas científicas nas diferentes áreas do conhecimento lecionadas na Universidade estiveram em debate no edifício da Reitoria, na que foi a maior edição de sempre do “congresso” de investigação jovem da U.Porto.

“Os estudantes marcaram presença em força e batemos todos os recordes de apresentações”, destaca Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto com os pelouros da Investigação e Inovação, para ilustrar o “sucesso” do IJUP 2023.

Numa “maratona” científica que juntou estudantes e professores das 14 faculdades da U.Porto, também o público externo foi convidado a conhecer o trabalho dos mais jovens investigadores da instituição .”Pela primeira vez, tivemos a apresentação dos posters nas arcadas da entrada da Reitoria, o que proporcionou um ambiente muito interessante de relação com o exterior, que pôde ver aquele que é um dos eventos maiores que organizamos na Universidade”, nota Pedro Rodrigues.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.