São mais de 500 trabalhos de investigação sobre temas tão variados como as alterações climáticas, a covid-19 ou a guerra na Ucrânia e vão dar-se a conhecer, de 4 a 6 de maio, num dos maiores eventos científicos nacionais dedicados a jovens investigadores. O palco é a 15.ª edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, o evento que vai revelar, pelo 15.º ano consecutivo, a melhor investigação jovem produzida na instituição.

Depois de uma edição realizada inteiramente online, o IJUP regressa este ano em formato híbrido para revelar em primeira mão os resultados dos trabalhos liderados pelos estudantes dos diferentes ciclos de estudo (licenciatura, mestrado e mestrado integrado) da U.Porto, incluindo estudantes de mobilidade provenientes de todo o mundo. Tudo isto ao longo de uma “maratona” científica que inclui a apresentação e discussão de 545 projetos, sob a forma de apresentação oral ou apresentação em poster.

Da Literatura à Psicologia, passando pela Criminologia, a Geografia, a Arquitetura, ou a Química, os temas das investigações a apresentar nesta edição estendem-se pelas várias áreas do conhecimento lecionadas na Universidade.

Entre os projetos que serão revelados em primeira mão nas várias sessões temáticas, destacam-se estudos sobre a Liderança juvenil, a eficácia do Direito Internacional Público no contexto da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, os efeitos das alterações climáticas na Península Ibérica. O programa completo de pode ser consultado aqui.

Os palcos do IJUP 2022

Os dois primeiros dias do encontro – 4 e 5 de maio – vão decorrer em formato online e incluem a apresentação e discussão de 321 comunicações orais, através da plataforma Zoom.

Já a apresentação dos 224 posters vai decorrer durante a manhã – entre às 9h00 e 13h15 – do dia 6 de maio, sexta-feira, na Reitoria da U.Porto.

Dois anos depois, a Reitoria da U.Porto volta a receber os mais jovens investigadores da Universidade. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Caberá também à casa mãe da U.Porto receber a Sessão de Encerramento do encontro, marcada para às 15h00 de sexta-feira. Este momento inclui uma palestra – intitulada “A Im(Paciência) na Comunicação de Ciência” – a cargo de Rosália Vargas (Presidente da Ciência Viva) e a entrega do Prémio ao vencedor do Concurso Logótipo IJUP, finalizando com a intervenção de Pedro Rodrigues, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização.

O encontro não termina, contudo, sem antes se cantar os Parabéns ao IJUP.  A partir das 16h30, a Festa de Celebração dos 15 anos IJUP vai juntar os participantes no Pátio do Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), onde haverá um Porto d’Honra e um momento musical protagonizado pelo Grupo de Jazz da FEUP.

15 anos a revelar a melhor da investigação jovem made in U.Porto

Organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da U.Porto, com o patrocínio do Santander Universidades, o IJUP é um evento pioneiro em Portugal, que procura eliminar a ideia de que a participação em atividades de investigação científica está reservada apenas a investigadores e docentes de carreira.

Ao longo das 14 edições já realizadas, foram apresentados mais de 5 mil estudos científicos por estudantes da U.Porto, realizados no âmbito de projetos de iniciação à investigação e em várias áreas do conhecimento.

Este ano, e à semelhança de edições anteriores, os melhores trabalhos apresentados no IJUP serão distinguidos por professores e investigadores da Universidade do Porto, tendo em conta a área científica em que se enquadram.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].