O impacto da COVID-19 na saúde mental dos atletas de alta competição, a utilização da criptomoeda na lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e capitalização no mercado negro, ou a presença de microplásticos em larvas de peixes são alguns dos temas abordados nos projetos de investigação que serão apresentados no IJUP 2021 – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto. A edição deste ano realiza-se já nos dias 5, 6 e 7 de maio, pela primeira vez num formato online e com números recorde de participações: mais de 950 estudantes nacionais e internacionais e 636 trabalhos científicos.

O IJUP constitui a primeira oportunidade para os mais jovens investigadores da U.Porto (estudantes de licenciatura, mestrado e mestrado integrado) apresentarem, publicamente, os projetos científicos por si desenvolvidos ao longo do último ano.

Composto por apresentações orais e e-poster, o “congresso” está organizado em 97 sessões paralelas, divididas por diferentes áreas científicas (Saúde, Arquitetura, Desporto, Artes, Psicologia, Comunicação, Engenharia, entre outras). Cada estudante faz a apresentação em 10 minutos, em inglês, seguindo-se um espaço de análise e debate.

O encontro tem início marcado para as 09h00 da próxima quarta-feira, dia 5 de maio, e vai decorrer através da plataforma Zoom. Todos os interessados podem aceder às diferentes sessões paralelas, ao longo dos três dias, através do link disponível aqui.

Algumas das sessões serão também transmitidas, em direto, no canal da U.Porto no Youtube.

A importância do IJUP na valorização da investigação jovem

“A afirmação da U.Porto no panorama nacional e internacional, passa pela aposta na investigação científica de excelência e a consolidação de uma cultura científica que desde da primeira hora promova a integração dos estudantes nas unidades de investigação”, destaca Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto.

“Especialmente numa altura em que se valoriza o desenvolvimento de competências transversais no âmbito do percurso formativo, é natural a aposta de uma formação universitária em estreita ligação com a investigação científica”, acrescenta o mesmo responsável, salientando ainda que “o IJUP assume uma especial importância enquanto iniciativa de promoção e valorização da investigação jovem realizada na nossa Universidade”.

Patrocinado pelo Santander Universidades, o IJUP é um projeto pioneiro em Portugal e é organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da U.Porto, em conjunto com uma comissão científica composta por professores e investigadores das diferentes faculdades e centros de investigação da Universidade.