O desafio é “simples” e destina-se a a todos os estudantes de 1.º e 2.º ciclos (licenciatura, mestrado integrado e mestrado) – incluindo estudantes internacionais de mobilidade – da Universidade do Porto: apresentar os trabalhos de investigação num contexto de “congresso científico” onde só ‘entram’ jovens investigadores.  Passa por aí a proposta de mais uma edição – a  13.ª do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto. O período de inscrições e submissão de resumos abre no próximo dia 20 de novembro.

A decorrer em fevereiro do próximo ano, o IJUP 2020 assume-se como uma “montra” da melhor investigação feita pelos estudantes de licenciatura e mestrado da U.Porto, incluindo estudantes internacionais de mobilidade. A participação está igualmente aberta a estudantes de outras instituições de Ensino Superior, desde que a investigação tenha sido realizada em faculdades ou centros de investigação da U.Porto.

À semelhança das edições anteriores, os estudantes podem apresentar os seus trabalhos em formato poster, apresentação oral, ou demonstração, um formato mais utilizado por estudantes de Belas Artes.

Um congresso científico “à séria”

O IJUP é um conceito pioneiro em Portugal e já juntou, desde a primeira edição, em 2008, milhares de estudantes que apresentaram as investigações desenvolvidas nas salas e laboratórios da Universidade.

Um cenário que volta, este ano, a repetir-se na Reitoria da U.Porto vai transformar-se num “centro de congressos” para acolher a edição 2020 do IJUP. Entre 12 e 15 de fevereiro de 2020, os jovens investigadores selecionados vão dar a conhecer os resultados dos trabalhos científicos.

Os estudantes interessados devem submeter um resumo da sua comunicação até dia 3 de dezembro de 2019.

Mais informações em www.ijup.up.pt ou através do e-mail [email protected].