É já a quarta vez que o IEEE Student Branch da Universidade do Porto, uma organização estudantil com atuação na área da tecnologia, é premiado com o Regional Exemplary Student Branch Award, atribuído pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), a maior associação de profissionais da área da tecnologia a nível mundial.

Com sede na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), o IEEE Student Branch da U.Porto é composto por 130 estudantes desta instituição e da Faculdade de Ciências (FCUP), sendo um dos grupos mais ativos em Portugal e uma das principais referências de desenvolvimento tecnológico na Universidade do Porto.

O propósito deste prémio, ao qual concorreram vários Student Branches da Europa, Médio Oriente e África, passa por reconhecer publicamente as atividades exemplares de determinado núcleo, enaltecendo o seu contributo coeso e em linha com os objetivos traçados pelo IEEE.

“Esta conquista é demonstrativa de todo o trabalho que tem vindo a ser realizado contínua e progressivamente pelo Student Branch nas mais diversas áreas, desde Informática a Automação e Energia, passando ainda pela Bioengenharia e outras áreas menos técnicas como a Women in Engineering.”, avançam os responsáveis do núcleo.

Sobre o IEEE Student Branch da U.Porto

Com um foco na criação e organização de atividades que promovam o conhecimento técnico na comunidade estudantil, através da paixão pela tecnologia, o IEEE Student Branch da Universidade do Porto dinamiza regularmente palestras, workshops técnicos, conferências e simpósios.

A associação estudantil, que leva já 27 anos de existência, providencia ainda apoio aos membros do IEEE internacional, fortalecendo relações de cooperação, e auxilia o desenvolvimento de projetos que promovam o avanço tecnológico e que permitam ganhar experiência e capacidades de coordenação e comunicação a partir das competências multidisciplinares de todos os membros.

“O facto de termos membros de várias áreas de estudo no IEEE coloca-nos numa posição única de sermos capazes de oferecer oportunidades de aprendizagem mais completas e enriquecedoras. É algo que dificilmente se encontrará em outro grupo de estudantes da Universidade do Porto.”, assume a organização.

O programa do núcleo estudantil leva ainda a Engenharia às escolas, desde primárias a secundárias, com o programa Teacher in Service Program (TISP), criando atividades que permitem aos jovens perceber o que pode ser feito nas diversas vertentes de Engenharia e que lhes incutem o gosto pela descoberta e inovação.

Com a “Women in Engineering”, outra das iniciativas do grupo, é possível demonstrar, não só à comunidade U.Porto como aos alunos do ensino básico e secundário, que as mulheres têm lugar na Engenharia, promovendo uma cultura de igualdade de género e de aceitação.

Sobre o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers)

O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) é a maior associação de profissionais da área da tecnologia a nível mundial. Responsável pela produção de cerca de 30% de toda a literatura técnica mundial nas áreas da Eletrotécnica, Computadores e Automação e com mais de 420 000 membros espalhados por 160 países, tem como principal objetivo o de contribuir para o avanço da tecnologia.