No âmbito da assinatura de um protocolo entre o Instituto de Conservação da Natureza (ICN) e o CIBIO-InBIO, realizada no Pólo de Vairão da Universidade do Porto no passado dia 5 de novembro, foi institucionalizada uma parceria estratégica entre estas duas instituições, na área da investigação em conservação da natureza e biodiversidade.

A assinatura do protocolo, que contou com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, prevÊ a criação de sinergias de modo a que a investigação de ponta responda às necessidades atuais e futuras do país em prol da conservação da natureza e da biodiversidade. Esta parceria permite também ao CIBIO-InBIO e à Universidade do Porto a criação de condições para a captação de vários tipos de financiamento associados a uma relevância internacional significativa nesta área.

Neste âmbito, o Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, realça a importância do Pólo de Vairão da Universidade do Porto e perspetiva a sua evolução para uma área em que existem muitas oportunidades de cooperação na região Norte de Portugal (em particular com a UTAD) e mesmo num plano transfronteiriço, nomeadamente nas regiões espanholas da Galiza, Castela e Leão e Astúrias. Momentos para recordar neste vídeo exclusivo.

Vídeo: TVU.