A Universidade do Porto, através do Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar (ICBAS), é uma das entidades parceiras do PEVULOS (“Development of a Post-graduate Education programme in Veterinary pUblic heaLth and fOod Safety in Western Balkan area), um projeto recentemente aprovado para financiamento pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+, e que tem como objetivo o desenvolvimento de programas de ensino pós-graduado na área da Saúde Pública Veterinária em países balcânicos, nomeadamente a Albânia e Bósnia Herzegovina.

Com uma duração de três anos e financiamento de cerca de 700.000 euros, este tipo de projetos (ERASMUS + Capacity building) é fundamental para a “promoção da colaboração internacional do ICBAS no âmbito de “Uma Só Saúde”, assegurando a mobilidade de estudantes e docentes dentro e fora da EU”, explica Eduarda Gomes Neves, e coordenadora do projeto no ICBAS.

Para além de constituir “uma oportunidade de promover o ensino de Medicina Veterinária, permite-nos contribuir para a saúde pública veterinária, a segurança alimentar e a saúde pública em geral”, acrescenta a docente.

A reunião de kick-off do PEVULOS decorreu no passado dia 13 de março, na Universidade de Milão (UNIMI), instituição responsável pela coordenação do projeto. O encontro serviu para traçar as linhas gerais de atuação desta iniciativa que constitui mais um passo para a internacionalização do ICBAS e da Universidade do Porto.

Para além do ICBAS, integram também este consórcio internacional duas instituições universitárias da Albânia – a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Agricultura de Tirana (AUT) e a Faculdade de Agricultura da Universidade de Korca (UNKO) – e duas da Bósnia Herzegovina, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade of Sarajevo (UNSA)  e a Faculdade de Medicina da Universidade de Zenica (UNZE) .