Investigadores da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) – Grupo Autoimmunity and NeuroSciences, sediada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, em conjunto com a Unidade de Imunologia Clínica (UIC) do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto), participaram na elaboração do primeiro White Book sobre Lupus Eritematoso Sistémico (LES), promovido pela Sociedade Europeia de Lupus (SLEuro).

Com a coordenação de Carlos Vasconcelos, docente, investigador do ICBAS e fundador da UIC, este White Book, escrito e coordenado por especialistas de referência internacional na área do LES, pretende estabelecer um ponto de situação atualizado, baseado na evidência, incidindo nos maiores desafios, e respetiva abordagem, colocados a quem sofre, trata e investiga a doença.

Considerado pelos especialistas como um exercício de reflexão sobre as principais necessidades a colmatar no LES, o livro aponta ainda perspetivas futuras, quer na investigação quer no uso de novas tecnologias.

O Livro Branco do Lúpus foi igualmente concebido para ser uma referência para qualquer pessoa, pacientes com lupus e associações, investigadores de ciências básicas ou translacionais, médicos, estudantes de medicina, enfermeiros e outros profissionais de saúde, empresas farmacêuticas e de cuidados de saúde, bem como, autoridades envolvidas no tratamento de doentes com LES.

A assinatura do ICBAS

A participação da UMIB/ICBAS nesta obra pioneira incidiu nos capítulos denominados “Aspetos neuropsiquiátricos e psicológicos do LES”, da autoria de Raquel Faria, doutoranda, colaboradora docente do ICBAS e médica no CHUPorto, Ana Martins da Silva e Sara Cavaco (ambas do Departamento de Neurologia do CHUPorto), com a colaboração de Margarida Figueiredo-Braga psiquiatra docente da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) e, liderado por Carlos Vasconcelos.

Destaque também para o capítulo denominado “Infeção, vacinação e LES”, da autoria de Daniel G. Oliveira, doutorando em Ciências Médicas e investigador na UMIB/ICBAS e médico no CHUPorto, Raquel Faria, António Marinho e Carlos Vasconcelos.

“Foi, pessoalmente, uma honra. Colaborar neste importante documento, reunindo reputadíssimos lupologistas, de renome internacional, é um marco na carreira de qualquer especialista e jovem investigador. Em termos da doença, representou uma oportunidade para, em particular, renovar esforços para a prevenção da infeção nos doentes com Lúpus Eritematoso Sistémico, uma das principais formas de geração de dano e incapacidade nesta doença”, destaca Daniel G. Oliveira.

Para o jovem investigador, a participação da equipa da UMIB/ICBAS na obra “é também um merecido reconhecimento do trabalho e empenho continuados do Professor Doutor Carlos Vasconcelos, meu mentor e um dos meus orientadores de doutoramento, na área do LES, não só em Portugal, mas também a nível internacional”.

O lançamento do White Book sobre Lupus Eritematoso Sistémico antecedeu o congresso anual da SLEuro, a maior reunião de LES na Europa, que se realizou em Estocolmo (Suécia) no inicio de outubro, e onde também marcaram presença elementos da UMIB.

O livro está totalmente disponível online.