Nos dias 18 e 19 de novembro decorreu, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, o primeiro módulo formativo teórico-prático de cirurgia do punho e mão, organizado pela Secção do Punho e Mão da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).

A organização do curso esteve a cargo de Filipa Santos Silva, médica ortopedista no Hospital da CUF Descobertas, de Carlos Pina, médico ortopedista do Centro Hospitalar de Leiria e de Alexandre Pereira, médico ortopedista do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP). A iniciativa contou ainda com o apoio do Departamento de Anatomia do ICBAS e do Serviço de Ortopedia do CHUP.

Para o especialista de cirurgia da mão e punho, Alexandre Pereira, “a criação de um modelo formativo em cirurgia da mão e punho, é a grande prioridade dos atuais órgãos sociais da Secção do Punho e Mão da SPOT. Isso só foi possível pela ajuda de patrocinadores que permitiram tornar o curso mais acessível e pelo apoio logístico dado pelo Departamento de Anatomia do ICBAS e que é uma prova da simbiose perfeita entre as ciências fundamentais e área clínica”.

Maria João Oliveira, Diretora do Departamento de Anatomia do ICBAS, nota que “o acolhimento de cursos, de que este é um excelente exemplo, tem sido uma missão natural do departamento, pois reforça a importância da ligação entre as ciências fundamentais e as ciências clínicas, proporcionando também aos estudantes de anatomia um ambiente favorável à sua aprendizagem”.

O curso decorreu no Departamento de Anatomia do ICBAS. (Foto: DR)

O curso teve como público-alvo internos e jovens especialistas em ortopedia e traumatologia com interesse especial na cirurgia do punho e mão. Para além da atualização dos conhecimentos teóricos, a formação permitiu também o treino das técnicas cirúrgicas mais recentes em peças de cadáver.

Neste primeiro módulo, dedicada à cirurgia tendinosa, foi possível fazer treino de sutura dos tendões flexores e extensores da mão, treino das técnicas de tenodese e de transferências tendinosas.