No passado dia 19 de setembro, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) deu as boas-vindas aos estudantes do primeiro ano, com um dia repleto de atividades.

Assegurar uma integração plena dos novos estudantes no pós-pandemia continua a ser uma das prioridades do ICBAS, que aproveitou a receção para dar a conhecer o complexo ICBAS/FFUP, mas também os diretores de curso e os vários recursos que estão à disposição de toda a comunidade académica.

“O que mais queremos é que entendam o benefício de ser estudante universitário e que aproveitem da melhor forma esta que é a melhor fase da vossa vida”. Foi com estas palavras que o Diretor do ICBA ,Henrique Cyrne Carvalho abriu a Sessão Solene que assinalou o arranque das atividades de receção. Uma intervenção em que realçou o enquadramento do conceito Uma Saúde como fundamental “para o modelo de ensino e de sociedade que queremos promover”.

Também a presidente do Conselho Pedagógico, Mariana Monteiro, destacou o caráter transversal do ICBAS: “a missão desta escola é contribuir para o desenvolvimento e progresso da sociedade, através da criação e transmissão de conhecimento. Por isso, fazemos votos para que hoje seja o primeiro dia de um percurso que vos capacite (ainda mais) para serem capazes de tornar a sociedade um lugar melhor”.

Para além disso, Mariana Monteiro, evidenciou ainda no seu discurso a proximidade entre alunos e professores que “continuarão a defender uma aprendizagem centrada no estudante, recorrendo a estratégias que darão espaço à experimentação, criatividade e reflexão crítica”.

Mariana Almeida, Presidente da AEICBAS, deu as boas-vindas aos novos estudantes reforçando a mensagem de que ‘não estão sozinhos’, salientando que a Associação de Estudantes estará presente para o que ‘der e vier’, reforçando que “encontrarão nesta casa uma comunidade académica que te vai acolher e dar as melhores experiências, assim como uma Associação de Estudantes que te acompanhará em todos os momentos e que trabalhará sempre para defender as tuas necessidades e interesses”.

Mensagem que foi também reforçada na intervenção do alumnus convidado a participar na Sessão Solene. Rui Ferreira, antigo estudante do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e fundador do Banco de Sangue Animal, reforçou os valores do ICBAS, que marcaram a sua formação e também a sua vida no ICBAS.

“Há um grande sentido de união, família, informalidade, solidariedade, respeito e rigor. Podem ter a certeza que esta família vai ajudar-vos muito a crescer! O meu apelo só pode ser um: estudem sim, mas acima de tudo vivam esta experiência intensamente”, vincou.

A encerrar a Sessão Solene, José Castro Lopes, Vice-Reitor da U.Porto, parabenizou os novos estudantes por terem entrado na Universidade do Porto e por terem sido colocados nos cursos de topo da instituição. A este propósito, realçou o “orgulho” e a “responsabilidade” que é “contar com os mais promissores estudantes do Ensino Superior”.

Na sua intervenção, o responsável da equipa reitoral ressalvou ainda a importância de uma integração responsável com o absoluto respeito pela integridade do outro “a integração deve ser sinónimo de respeito, não sendo permitidas, na Universidade do Porto, qualquer tipo de atividade praxista e onde ninguém deve ser discriminado por não querer participar nestas atividades”.

Serviços de apoio aos estudantes

Depois da Sessão Solene, e antes das várias atividades organizadas pela AEICBAS, e que preencheram a tarde dos mais recentes membros do ICBAS, houve tempo para apresentar algumas das estruturas de apoio disponíveis assim como propostas que pretendem assegurar uma integração saudável, e convidar a um percurso académico diversificado.

Isabel Lourinho, coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni , apresentou as várias áreas de atuação do gabinete, advertindo que “no ICBAS queremos muito que sejam felizes, mas também é normal haver dias e momentos menos bons e que é importante aprender a lidar de um modo saudável”.

Salomé Gomes, docente do ICBAS e responsável pelo programa de mentoria interpares salientou que “a maioria dos novos estudantes já tinham um mentor atribuído e que inclusivamente naquele momento já 120 novos estudantes tinham sido contactados pelos seu mentores.

Eduardo Rocha, coordenador do Serviço de Relações Internacionais e de Mobilidade, destacou que se “é muito bom receber-vos também é ótimo enviar-vos para fora” partilhando as inúmeras possibilidades de mobilidade que os estudantes do ICBAS dispõe, assim como a importância que tais experiencias diversificadas podem ter no percurso pessoal e profissional.

Por ultimo, as estudantes Rita Teixeira e Francisca Leonor responsáveis pelos intercâmbios de medicina e de medicina veterinária da AEICBAS, partilharam as opções de que já dispõem a partir do final deste ano letivo.

Os estudantes tiveram um almoço oferecido pelo ICBAS e de tarde realizaram um peddy paper pelas instalações com a participação dos vários grupos da sua nova casa.