Clínica Veterinária ICBASA Universidade do Porto, através do Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar (ICBAS), integra um consórcio internacional que tem em vista a melhoria do ensino universitário da Medicina Veterinária em 10 instituições de ensino superior de cinco países do Sudoeste Asiático (Camboja, China, Indonésia, Tailândia e Vietname).

Recentemente aprovado para financiamento pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+, o projeto, ReVET (Reinforcement of Veterinary Studies in Asian Universities/ReVET) prevê uma convergência entre o curriculum, métodos e controlo da qualidade no ensino das ciências veterinárias entre os países asiáticos e europeus que integram o consórcio. Pretende-se desta forma potenciar a preparação de médicos veterinários mais aptos, assim como facilitar o reconhecimento mútuo de créditos entre faculdades Europeias e Asiáticas, facilitando a mobilidade e o intercâmbio de conhecimento, fundamental para a salvaguarda da saúde animal internacional, da segurança alimentar global e da saúde pública em geral.

No projeto está prevista a visita de professores das instituições asiáticas às congéneres europeias, de modo a que possam contactar, in loco, com instalações, metodologias e técnicas de ensino modernas que possibilitem a formação de um médico veterinário preparado para o futuro. No caso da U.Porto, estão envolvidos docentes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária do ICBAS.

O consórcio do Projeto ReVET é liderado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária (ULPGC, Espanha), e, para além da Universidade do Porto, conta com a participação da Universidade de Ghent (UGent, Bélgica) e da École Nationale de Toulouse (INP-ENVT, França) como parceiros Europeus. O consórcio Asiático integra a Vietname National University of Agriculture (VNUA) e a Nong Lam University (NLU) no Vietname, a Chea Sim University of Kamchaymear (CSUK) e a Royal University of Agriculture (RUA) do Cambodja, a Bogor Agricultural University (IPB) e a Universitas Gadjah Mada (UGM) da Indonésia, a Changchun Normal University e a Jilin Agricultural University da China, assim como a Kasetsart University (KU) e a Prince of Songkla University (PSU) da Tailândia.