É já no próximo dia 29 de julho que o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) organiza um Dia Aberto, durante o qual vai dar a conhecer a sua oferta formativa e, em particular, esclarecer todas as dúvidas dos estudantes que estão prestes a candidatar-se ao Ensino Superior.

Com transmissão em direto na página do ICBAS no Instagram, o primeiro Dia Aberto ICBAS Online arranca às 15h30, com as intervenções do diretor do Instituto, Henrique Cyrne Carvalho, e do presidente da Associação de Estudantes (AEICBAS).

Segue-se a apresentação dos diferentes cursos de licenciatura e mestrado integrado – Bioengenharia, Bioquímica, Ciências do Meio Aquático, Medicina e Medicina Veterinária – do ICBAS, a cargo dos respetivos diretores. Estes estarão igualmente disponíveis para responder às dúvidas colocadas previamente pelos alunos – através do e-mail [email protected] e/ou das páginas de Instagram do ICBAS  e Facebook do ICBAS -, bem como àquelas que surjam durante a sessão.

Para Henrique Cyrne Carvalho, o objetivo desta iniciativa passa por “contribuir para uma tomada de decisão orientada e esclarecida” por parte dos futuros estudantes.”Queremos que quem ingresse na família ICBAS, venha por convicção e saiba exatamente o que poderá encontrar”, sublinha o diretor do ICBAS.

Aquele responsável refere ainda que este tipo de iniciativa “significa assumir que as Instituições de Ensino Superior não deverão esgotar a sua atuação em atividades dirigidas exclusivamente aos estudantes enquanto frequentam a instituição.” E acrescenta que, desta forma “deverá haver uma relação estreita quer com o ensino secundário, quer com as futuras entidades empregadoras, dado que o ensino superior constitui um passo intermédio”.

Uma iniciativa inédita

Já a responsável do recém-criado Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) do ICBAS, Isabel Lourinho, lembra que “a atividade do Dia Aberto é algo que é realizado há bastantes anos por várias unidades orgânicas da U.Porto. E é com esse exemplo em mente que o Instituto pretende agora “contribuir para o conhecimento e esclarecimento dos candidatos e de todos os que contribuem para o processo de orientação da tomada de decisão”.

“Recebemos inúmeras solicitações de estudantes do ensino secundário nas quais constatamos muita falta de informação ou até informação errada sobre a nossa oferta formativa”, refere a mesma responsável. E dá um exemplo: “Recentemente, uma docente de uma escola secundária questionou o porquê de Bioquímica e de Bioengenharia constarem do nosso Dia Aberto dado serem da FCUP e da FEUP, respetivamente. Todavia, estes dois cursos são partilhados entre essas instituições e o ICBAS.”

Esta é, de resto, apenas uma das muitas atividades que o GAE-ICBAS pretende desenvolver, em rede com os órgãos de gestão do ICBAS, com os Serviços da U.Porto e com outras entidades externas. O objetivo será sempre “contribuir para o bem-estar psicossocial de toda a comunidade académica ICBAS”, envolvendo os estudantes, mas também os corpos docentes e não docentes.

Para aqueles que não consigam assistir ao Dia Aberto ICBAS Online em direto, o vídeo completo da sessão estará disponível durante 24 horas, no instagram.