Investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (ESA-IPV), caracterizaram o potencial de emissão de gases com efeito de estufa (metano, óxido nitroso e dióxido de carbono) e de amoníaco, de fezes e urinas recolhidas em explorações comerciais de bovinos de leite do Entre-Douro e Minho.

As emissões foram avaliadas em laboratório, em câmaras que simulam o pavimento de instalações para vacas leiteiras, de modo a identificar o impacto dos sistemas de alimentação característicos do Noroeste de Portugal e da fase de lactação dos animais.

Segundo o Inventário Nacional de 2022, o sector agrícola é responsável por 12,2% do total de emissões de gases com efeito de estufa em Portugal, sendo estimado que 20% das emissões são provenientes das instalações de vacas leiteiras. Contudo, de acordo com Ana Raquel Rodrigues, estudante do programa de Doutoramento FCT em ambiente empresarial SANFEED (Sustainable Animal Nutrition and Feeding), integrado no Programa de Doutoral em Ciência Animal do ICBAS, “em Portugal não existiam estudos que relacionassem o efeito do sistema de alimentação e da fase de lactação de vacas leiteiras com as emissões de gases com efeito de estufa e amoníaco dos dejetos”.

“A partir de uma visão integrada do sistema produtivo, o nosso trabalho avaliou as interações entre o maneio alimentar e o impacte ambiental, de modo a promover a eficiência das explorações leiteiras portuguesas e a sua sustentabilidade” esclarece Ana Raquel Rodrigues, primeira autora do estudo, publicado recentemente na revista Journal of Environmental Management.

O estudo mostra que as emissões de gases com efeito de estufa e de amoníaco dos dejetos de vacas leiteiras são afetadas pelos sistemas de alimentação, pela fase de lactação dos animais e pela hora de colheita das amostras, realçando a necessidade de contemplar estes efeitos em futuras estratégias de mitigação.

Segundo Ana Raquel Rodrigues, “o setor leiteiro, tendo consciência do seu impacte ambiental, trabalha há já vários anos em parceria com a academia na melhoria dos processos produtivos, sendo um setor em melhoria contínua”. E acrescenta: “este estudo visa contribuir para essa otimização do maneio das instalações para vacas leiteiras, nomeadamente a adequada gestão de dejetos de acordo com o sistema de alimentação”.

O trabalho publicado levanta questões pertinentes e estabelece premissas importantes para trabalhos científicos futuros contribuindo para o desenvolvimento de uma estratégia para reduzir a pegada de carbono, aumentando a competitividade e a resiliência do setor leiteiro português.

Investigação com valor acrescentado

Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Doutoramento em ambiente empresarial SANFEED – Sustainable Animal Nutrition and Feeding. O programa, que teve início no ano letivo de 2014/2015, é cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e por empresas, e dirigido pelo ICBAS.

A Cooperativa Agrícola de Vila do Conde e a AGROS – União de Cooperativas de Produtores de Leite foram os parceiros industriais envolvidos no âmbito do Doutoramento da Ana Raquel Rodrigues, que contou, ainda, com uma equipa de orientação multidisciplinar, composta por docentes do ICBAS, UTAD e ESA-IPV, e investigadores do LAQV-REQUIMTE – Laboratório Associado para a Química Verde da Rede de Química e Tecnologia e do CITAB –  Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas da UTAD.

Para Ana Raquel Rodrigues, que se encontra na fase final da redação da tese de doutoramento, e agora investigadora no FeedInov CoLab, “desenvolver o doutoramento no SANFEED foi uma mais-valia e a oportunidade perfeita para ligar duas paixões: a produção primária e a ciência”

“Contar com uma equipa multidisciplinar, formada por duas empresas e três orientadores com experiências diferentes, permitiu-me aplicar o conhecimento das minhas áreas de formação base (ambiente e agronómica), contribuindo para uma visão integrada na definição de estratégias mais sustentáveis para o sector leiteiro português”, remata a doutoranda.