Estudo vai centrar-se sobre o consumo de AM em explorações de bovinos leiteiros, em Portugal Continental e nos Açores. (Fotos: U.Porto)

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a Associação Nacional para o Melhoramento dos Bovinos Leiteiros (ANABLE) vão assinar, no próximo dia 16 de julho, pelas 14h30, um protocolo de colaboração, tendo em vista o lançamento de um estudo pioneiro em Portugal sobre a resistências dos bovinos nacionais aos medicamentos antimicrobianos (AM).

Com a duração prevista de três anos, esta iniciativa conjunta nasce no âmbito do Plano Europeu Uma Saúde contra as Resistências Antimicrobianas, promovido pela Comissão Europeia. Dela espera-se que resulte uma análise detalhada dos dados recolhidos sobre o consumo de AM em explorações de bovinos leiteiros, em Portugal Continental e nos Açores.

O estudo terá por base a iniciativa ESVAC (European Surveillance of Veterinary Antimicrobial Consumption), onde são compiladas as informações sobre a venda e consumo de medicamentos antimicrobianos (AM) veterinários da Europa, informação  essa que é essencial para identificar possíveis riscos que podem levar ao desenvolvimento e disseminação das resistências aos antimicrobianos.

A ESVAC recomenda que essa recolha de dados dos AM seja feita e assente em dados originados de explorações leiteiras a nível nacional, da investigação relacionada com gestão do risco no uso de AM, em vacas leiteiras, entre outras espécies e, por último, da utilização de uma plataforma para gestão desses mesmo dados referentes aos bovinos leiteiros.

A cerimónia de assinatura do protocolo entre o ICBAS, a DGAV e a ANABLE  terá lugar nas instalações do ICBAS.  Estarão presentes, para além do Diretor do ICBAS, Henrique Cyrne de Carvalho, a Subdiretora da DGAV, Graça Mariano e o Presidente da Direção da ANABLE, Manuel dos Santos Gomes, e respetivo Vogal, Carlos Diogo Salgueiro.