De 17 a 28 de julho, terá lugar no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) a primeira edição da Biomédicas Youth School (BYS), uma Summer School dirigida a alunos do ensino secundário.

A BYS tem como missão, através de cursos de duas semanas, guiar os participantes pelo mundo das Biomédicas, promover orientação vocacional e, sobretudo, fomentar o seu crescimento enquanto seres humanos e profissionais nas áreas da Saúde e Investigação.

Deste modo, os alunos poderão escolher um dos dois cursos disponíveis, de acordo com os seus interesses e curiosidades: Bioengenharia + Medicina ou Ciências do Meio Aquático + Bioquímica + Medicina Veterinária.

Em ambos os cursos, as atividades planeadas foram  organizadas de modo a que os alunos experienciem os cursos lecionados no ICBAS de forma individual e integrada, mergulhando na perspetiva de interdependência destes – no conceito One Health – enquanto vivem experiências únicas de desenvolvimento pessoal: conhecendo o Espírito das Biomédicas, a Vida Académica e a eles próprios.

Do programa fazem parte desde tertúlias com profissionais das várias áreas das biomédicas, a workshops práticos, visitas a centros de referência, até passeios pelo Porto. Será por isso uma oportunidade única para os alunos conhecerem o ICBAS e experienciarem um verão diferente.

De estudantes universitários para alunos do secundário

A equipa do BYS é composta por estudantes dos diferentes cursos e áreas de estudo do ICBAS. (Foto: ICBAS)

A BYS surgiu da ideia de três estudantes do ICBAS (Afonso Resende e Rita Teixeira, do Mestrado Integrado em Medicina, e Vasco Martins, do Mestrado de Bioengenharia), em parceria com a Direção do ICBAS e a Associação de Estudantes (AEICBAS).

A esta juntaram-se mais estudantes dos diferentes cursos das Biomédicas (Catarina Bronze, Bioengenharia; Matilde Gonçalves, Ciências do Meio Aquático; Francisca Leonor e Maria Esteves, Medicina Veterinária e Lara Leitão Bioquímica), que serão monitores das atividades, garantindo a representação completa do ensino e espírito das Biomédicas.

As inscrições para esta primeira edição da BYS irão estar disponíveis a partir do mês de abril, em data a anunciar nas redes sociais do projeto (Instagram e Facebook).