Mostra da U.Porto 2014 | simulação de parto

Os futuros médicos vão poder testar  intervenções e tratamentos em robôs que simulam as condições reais de pacientes. (Foto: Arquivo U.Porto)

O novo Centro Biomédico de Simulação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e do Centro Hospitalar do Porto vai ser inaugurado pelo Ministro da Saúde, no dia 22 de outubro, no âmbito da Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Letivo 2014/15.

Com um investimento na ordem dos 500 mil euros em equipamentos e instalações, o renovado Centro Biomédico de Simulação (CBS) irá reforçar a formação dos estudantes do ICBAS e dos profissionais do Centro Hospitalar do Porto, permitindo que testem e experimentem intervenções e tratamentos em robôs que simulam as condições reais de pacientes em determinadas patologias.

As novas instalações incluem uma sala de bloco operatório, uma sala de simulação de partos, uma enfermaria, uma sala de treino de competências técnicas e uma sala de briefing, onde é possível monitorizar tudo o que ocorre nas restantes salas de simulação – através de um software e equipamentos de som e vídeo desenvolvidos especificamente para o Centro Biomédico de Simulação. Entre outros equipamentos, estará também disponível uma ambulância para treino de transporte de doentes.

O CBS dispõe de um simulador de patologias cardiotorácicas único no país e simuladores de alta-fidelidade. Destacam-se o SimMan3G – um simulador avançado com um manequim com a estrutura de um Homem de estatura normal – e o SimMom, que permite o treino de partos.

Precedendo a inauguração oficial do Centro Biomédico de Simulação, marcada para as 11h00, a Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Letivo 2014/2015 vai contar com as intervenções do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e do Diretor do ICBAS, António Sousa Pereira. A Lição Inaugural será da responsabilidade do Ministro da Saúde, Paulo Macedo.