O que diria Corália Vicente na sua Última Lição como Professora Catedrática do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)? Na tarde do próximo dia 27 de janeiro, é esse o “exercício” que o ICBAS vai propor com ‘Olhares sobre a Última Lição de Corália Vicente’, título da sessão que vai homenagear, a título póstumo, a antiga diretora do Instituto, no dia em que comemoraria o seu 70.º aniversário.

Nesta aula especial, os colegas, um antigo estudante e a família de Corália Vicente (1953-2022) serão então desafiados a refletir como seria a última lição da docente, ao mesmo tempo que recordam um percurso de vida que tantas vezes se confundiu com o do próprio ICBAS.

Com início marcado para as 16h00, no Salão Nobre do ICBAS/FFUP, a sessão vai iniciar com as atuações da Tuna Feminina de Biomédicas, da Tuna Académica de Biomédicas, do Grupo de Fados e Guitarradas e ainda do Coral do ICBAS.

A homenagem contará ainda com a intervenção do poeta e docente do ICBAS –  recentemente galardoado com o “Prémio Pessoa 2022” – João Luís Barreto Guimarães, do qual Corália Vicente foi mentora.

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, também estarão presentes na sessão evocativa.

A homenagem terminará com a inauguração da exposição “És, foste, serás: perenizando Corália Vicente”, uma organizada pela Biblioteca ICBAS/FFUP e que que percorre a vida e percurso académico da docente.

Sobre Corália Vicente

Natural de Coimbra, onde nasceu a 27 de janeiro de 1953, Corália Vicente licenciou-se em Matemática – Ramo Matemática Aplicada – pela Faculdade de Ciências da U.Porto, em 1976. Completaria a sua formação académica na Universidade de Warwick (Reino Unido), pela qual era mestre em Matemática (1979) e MPhil em Business Studies (1986), com equivalência ao grau de doutora em Ciências Biomédicas pelo ICBAS (1987). Fez agregação no ICBAS, onde era Professora Catedrática do Departamento de Estudos de Populações, desde 2001.

Corália Vicente presidiu ao Conselho Diretivo do ICBAS entre 1992 e 2004. Esteve na criação do curso de Medicina Veterinária, bem como dos programas de mestrado e doutoramento em Ciências de Enfermagem, de cujo programa foi diretora. Trabalhou no aperfeiçoamento da cooperação entre o ICBAS e o Hospital Geral de Santo António, com ênfase no curso de Medicina.

Diretora do ICBAS de 1992 a 2004, Corália Vicente assumiu um papel decisivo no crescimento da oferta formativa e da investigação científica do Instituto. (Foto: ICBAS)

Até à data da sua morte, a 9 de março de 2022, Corália Vicente desempenhava as funções de presidente do Conselho Pedagógico, membro do Conselho de Representantes e do Conselho Científico do ICBAS, e integrava o Senado da Universidade do Porto.

Corália Vicente foi descrita por muitos como uma cidadã̃ livre, inconformada e irreverente, uma académica carismática, comprometida com os estudantes, promotora dos ideais fundadores do ICBAS, da sua renovação e modernização.