Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) e o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) inauguram no próximo dia 28 de outubro (quinta-feira), a exposição de pintura CICLO DA VIDA. A partir da alegoria “Quatro Estações”, uma série de quatro telas do século XVII, esta mostra – que ficará patente ao público até janeiro, no Foyer do ICBAS (Edifício A, Piso 4) – estabelece uma relação com as diferentes fases da vida do Ser Humano.

Esta exposição marca o arranque de uma série de iniciativas que visam exaltar o papel que as várias expressões artísticas têm na história do ICBAS-UP, valorizando o conhecimento científico, aliado ao desenvolvimento artístico. Permitirá, igualmente, ao ICBAS-UP afirmar-se como um centro cultural das ciências da vida e da saúde, contribuindo diretamente para a dinâmica da agenda cultural da cidade do Porto.

A iniciativa assinala igualmente lançamento do programa Outros Lugares, a partir do qual o MNSR pretende lançar as bases para um programa de itinerâncias das suas coleções. O objetivo é afirmar o Museu como uma marca fora do seu espaço formal, envolvendo curadorias próprias, tendo em conta as especificidades dos parceiros, o local de apresentação e os contextos em que tal acontece.

A exposição foi concebida A partir da alegoria “Quatro Estações”, uma série de quatro telas do século XVII. (Imagem: DR)

O patologista e investigador Manuel Sobrinho Simões, Professor Emérito da U.Porto e fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da U.Porto (Ipatimup) – atualmente integrado no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) –, foi a personalidade convidada a assinar o texto de abertura.

“A exposição permitirá explorar algumas das pistas deixadas pelos organizadores de CICLO DA VIDA ao encabeçar as quatro estações por pintores do século XVII-XVIII da Escola italiana, como Vivaldi fez, magistralmente, com a música”, refere o médico e investigador, acrescentando que “num segundo plano, somos desafiados a procurar compreender de onde vimos e para onde vamos”.

A inauguração de CICLO DA VIDA está marcada para o dia 28 de outubro, pelas 18h30, e será transmitida online em https://fb.me/e/4N9BiT2YT,

Com entrada livre., a exposição pode ser visitada todos os dias úteis entre as 09h00 e as 18h00, até dia 7 de janeiro de 2022, no Foyer (Edifício A, Piso 4) do ICBAS (Rua de Jorge Viterbo Ferreira, 228, Porto). Prevista está igualmente a realização de duas visitas orientadas pelos Comissários Executivos, a decorrer nos dias 11 e 23 de novembro, entre as 13h30 e as 14h00.