Protocolo estabelece colaboração entre ICBAS e Ministério da Saúde na formação pré-graduada, pós-graduada e investigação na área dos Cuidados Paliativos.

Vai realizar-se no dia 4 de outubro, às 9h30, no Salão Nobre do Hospital de Santo António, uma cerimónia de assinatura de protocolo entre o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar/Centro Hospitalar do Porto e o Ministério da Saúde, no âmbito dos Cuidados Paliativos, com a presença do Secretario de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

Este protocolo insere-se no cumprimento do programa do Governo para a Saúde, que estabelece como prioridade aperfeiçoar a gestão dos recursos humanos, promovendo uma melhoria da articulação entre as funções assistenciais, de ensino, de formação pré e pós-graduada e de investigação em universidades e a adequação da oferta educativa ao nível do ensino superior às necessidades de profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Neste sentido, o investimento em formação específica e na dinamização do ensino na área dos Cuidados Paliativos é fulcral para a prestação de um serviço qualidade, pelo que este protocolo com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto reforça a componente formativa e de investigação.

As áreas de colaboração vão contemplar a formação pré-graduada, no sentido de serem incluídos no Mestrado Integrado em Medicina novos conteúdos de medicina paliativa; a promoção de formação ao nível das pós-graduações, mestrados ou programas doutorais em medicina paliativa e a investigação em Cuidados Paliativos.

Durante a cerimónia será assinalado o 6.º aniversário da Equipa Inter-Hospitalar de Suporte de Cuidados Paliativos do CHP. Esta equipa desempenha uma função muito relevante na formação em Cuidados Paliativos dos profissionais do centro hospitalar e dos centros de saúde e no apoio a doentes adultos vulneráveis, com situação clínica complexa e com sofrimento, nomeadamente no caso de doenças crónicas avançadas oncológicas e não oncológicas, internados no Centro Hospitalar do Porto.