O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS) e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) lançaram recentemente o Pet-OncoNet, um website pioneiro em Portugal, destinado aos tutores ou proprietários de animais de companhia com cancro.

O projeto visa facultar informação credível, rigorosa e útil sobre o cancro em animais de companhia, e também caracterizar os fatores de risco associados ao desenvolvimento de cancro nos animais e nos humanos, seguindo a lógica da Uma Saúde (One Health, em inglês). Para fazer esta caracterização, o Pet-OncoNet convida todos os tutores ou proprietários de animais de companhia (cães e gatos), em Portugal, a responderem a um inquérito epidemiológico.

A ideia da criação do website  surgiu devido ao elevado volume de questões que os tutores dos animais têm quando se deparam com um diagnóstico de cancro no seu animal de estimação.

Como explicam João Niza Ribeiro e Kátia Pinello,  coordenadores do projeto, “ainda existem muitas questões por responder sobre o cancro nos animais de companhia e, em Portugal, não dispomos de muitas fontes de informação disponíveis com dados fidedignos, concretos e cientificamente válidos sobre o tema”.

“O Pet-OncoNet surge precisamente para preencher uma lacuna de conhecimento nesta área, ao facultar conteúdo de excelência aos proprietários dos animais, numa linguagem acessível, e escrita por especialistas na área da oncologia veterinária”, referem os docentes do ICBAS e investigadores do ISPUP

O website, cujo conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Oncowaf, uma iniciativa da investigadora e médica veterinária brasileira, Laetitia Cicchelero, pretende assim ajudar os tutores de cães e gatos a obterem conhecimento cientificamente correto sobre a oncologia animal.

Tipos de tumor, raças, ensaios clínicos, e muito mais

E o que podem encontrar os tutores dos animais no Pet-OncoNet? Informação variada, que contempla, por exemplo, as raças de cães com maior predisposição para o desenvolvimento de tumores, formas de detetar precocemente o cancro no animal de estimação, informação sobre ensaios clínicos em curso, procedimentos para apoiar o animal durante o tratamento da doença, entre vários outros tópicos.

Como indicam os responsáveis pelo projeto, “queremos construir uma comunidade de pessoas que querem saber mais sobre o cancro em animais de companhia, e que usam a informação que produzimos para tomarem decisões informadas quanto aos seus animais”.

Iniciativa integrada na rede Vet-OncoNet

O Pet-OncoNet é uma das interfaces da rede Vet-OncoNet, lançada oficialmente em dezembro de 2019, com o objetivo de reunir informação sobre neoplasias presentes em animais de companhia e criar um registo oncológico animal a nível nacional.

Esta rede, única no país, está a agregar informação sobre cancro nos animais de companhia para compreender a frequência e a distribuição dos tumores nos animais, e estudar os principais fatores de risco para o desenvolvimento de neoplasias.

Com a colaboração dos médicos veterinários e dos laboratórios de diagnóstico que aderiram ao projeto, tem sido possível criar um registo oncológico animal, em Portugal, e compreender os fatores de risco para o cancro nos animais de companhia.

Nesta fase, e com o Pet-OncoNet, os investigadores pretendem dar mais um passo em frente, envolvendo os proprietários dos animais nesta rede. O objetivo passa por conseguir compreender melhor quais são os fatores de risco comuns para o desenvolvimento de cancro nos animais e nos seres humanos desde uma perspetiva One HealthUma Saúde.