O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) iniciaram, no dia 9 de maio, uma campanha de divulgação e consciencialização para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta iniciativa vai ao encontro do compromisso assumido pela própria Universidade, que tem como objetivo a integração dos ODS na sua estratégia e atividades, de forma a contribuir para o bem-estar organizacional e o progresso da sociedade.

A campanha, que tem como público-alvo toda a comunidade académica do complexo ICBAS/FFUP (docentes, não docentes e estudantes), inclui a presença de uma lona com a representação dos objetivos no hall de entrada do complexo, assim como a colocação de imagens alusivas aos ODS em diferentes pontos estratégicos, incluindo salas de aula, anfiteatros, casas de banho e cantina.

Para além da divulgação, estão a ser desenvolvidas outras iniciativas de formação e implementação, como a instalação de bebedouros públicos, a otimização de espaços de reciclagem e diversas ações que visam a redução de consumo de água e energia. As atividades organizadas, tanto pela FFUP como pelo ICBAS, no âmbito das boas práticas de sustentabilidade, serão publicadas no Sigarra, que será permanentemente atualizado com novas iniciativas.

Para Susana Casal, Subdiretora da FFUP e membro do grupo de trabalho para a sustentabilidade da mesma instituição, “a Academia desempenha um papel central na formação das gerações futuras, pelo que a divulgação e implementação de atividades que visem boas práticas de sustentabilidade são, para além de um investimento, um dever que não podemos descurar”.

Já o Diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, lembra que o Instituto “‘baseia a sua formação e investigação numa perspetiva holística da saúde, tendo em conta as interligações entre o meio ambiente, as pessoas e os animais, abordadas através do conceito Uma Saúde. Assim sendo, a divulgação dos ODS e a implementação de medidas para atingir estes objetivos são uma prioridade para o ICBAS”.

Sobre os ODS

A 1 de janeiro de 2016, entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”.

A resolução agrega 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abordam várias dimensões (ambiental, social e económica) e estabelecem as prioridades e aspirações da Humanidade, ao mesmo tempo que promovem a paz, a justiça e a eficácia das instituições.

Os 17 ODS constituem um plano de ação para a sustentabilidade que visa mobilizar esforços conjuntos a nível global. A sua implementação não é só responsabilidade dos governos, mas também das instituições.