Biblioteca distribui-se ao longo de dois pisos e disponibiliza 350 lugares sentados

Foi oficialmente inaugurada, no passado dia 20 de setembro, a nova biblioteca ICBAS/FFUP, partilhada pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e pela Faculdade de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto.

Aberta ao público desde o passado dia 9 de abril, a biblioteca ICBAS/FFUP tem como objetivos promover e difundir o vasto acervo bibliográfico das duas escolas. Para além do acesso, em condições privilegiadas, a cerca de 10 mil obras relacionadas com as grandes áreas de formação e investigação das duas faculdades, os utilizadores podem ainda beneficiar de um conjunto alargado de serviços e atividades relacionadas com a comunidade académica e científica do ICBAS e da FFUP.

A inauguração do novo espaço foi assinalada com com uma visita guiada, seguida de duas palestras  a cargo do Serviço da Biblioteca Virtual da Reitoria. No Dia Aberto da Biblioteca ICBAS/FFUP houve ainda tempo para a estreia de “À conversa com os nossos autores” – atividade que visa dar a conhecer o trabalho realizado pelos autores/investigadores das duas instituições – e para o lançamento da página da biblioteca. O encerramento coube aos diretores das duas faculdades, António Sousa Pereira (ICBAS) e José Costa Lima (FFUP).

Com a inauguração da biblioteca, dá-se então mais um passo na integração plena das comunidades do ICBAS e da FFUP no complexo que ambas partilham, desde abril passado, nas traseiras do antigo quartel CICAP da rua D. Manuel II (próximo do próximo do Centro Hospitalar do Porto. O equipamento constitui ainda um importante reforço na rede de bibliotecas que a Universidade disponibiliza a toda a comunidade universitária.

Uma biblioteca aberta a todos

A biblioteca do complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia (FFUP) da U.Porto distribui-se ao longo de dois pisos do edifício A (junto à entrada principal do complexo). Entre as valências do espaço destacam-se os seus 350 lugares sentados (com possibilidade de trabalho de grupo), 20 postos de pesquisa, uma sala com livros, uma sala com revistas e uma sala de trabalho técnico.

A biblioteca está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 às 19h00. A consulta dos livros é aberta ao público em geral, cumprindo um dos propósitos da missão da biblioteca. Já o empréstimo das obras está reservado à comunidade U.Porto, mediante apresentação do cartão da Universidade.