Terão lugar, entre os dias 18 e 20 de maio, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), as XXXV Jornadas de Terapêutica, organizadas pelo ICBAS e pelo Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA).

Este encontro anual apresenta-se como um palco privilegiado para a apresentação de trabalhos científicos e de investigação elaborados por estudantes do ensino clínico (4º, 5º e 6º anos) das diferentes escolas médicas nacionais e internacionais, bem como de profissionais médicos (Internos de Formação Geral, Internos de Formação Específica ou Especialistas).

Ao longo dos três dias do evento (ver programa), os participantes poderão ainda participar em vários workshops e assistir a conferências médicas sobre temas como o impacto das redes sociais na/e saúde mental, comportamentos aditivos e dependências, negligência médica, entre outros.

No final haverá um jantar de encerramento, onde serão distinguidos os melhores trabalhos científicos apresentados no evento, no âmbito do Prémio de excelência Silva Araújo.

Presentes na sessão estarão o Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Eurico Castro Alves, o Vice-Reitor da U.Porto, José Castro Lopes, o Sub-diretor do ICBAS, Manuel Vilanova, o Diretor Clínico do CHUdSA, José Barros e o Diretor do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, António Araújo, entre outras personalidades da academia e da comunidade médica..

Mais informações na página das Jornadas Terapêuticas.

Prémio Silva Araújo

Criado em homenagem a Manuel Silva Araújo, pioneiro do desenvolvimento da Anestesiologia a nível nacional e fundador do Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral de Santo António, sob égide do médico e fundador do ICBAS, Corino de Andrade, o Prémio Silva Araújo pretende reconhecer e galardoar os trabalhos científicos que se destacam pela sua elevada qualidade e relevância no contexto biomédico.

O Prémio Silva Araújo constitui uma oportunidade única de divulgação de trabalhos científicos de índole biomédica entre a comunidade científica, podendo os participantes habilitar-se ainda a prémios monetários de até 1.200 euros.