O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) e a Câmara Municipal de Gondomar assinaram um protocolo de colaboração, cujo objetivo é oferecer aulas de obediência e socialização para cães.

Este tipo de formação e apoio tem como finalidade a integração completa dos animais na sociedade, garantindo uma interação saudável com o meio envolvente, incluindo pessoas estranhas e outros animais. Ambas as entidades procuram, desta forma, garantir apoio aos tutores e, consequentemente, evitar devoluções por comportamentos indesejados de cães adotados.

A médica veterinária Luísa Guardão, responsável pela execução do projeto no ICBAS, salienta a importância deste tipo de intervenção, verdadeiramente inovadora: “Esta parceria permite não só garantir a integração dos animais nas famílias, evitando a devolução dos mesmos aos centros de acolhimento, como é essencial para mudar mentalidades. Afinal é disso que estamos a falar. Educar os cães é fundamental para um desenvolvimento saudável do animal, mas também para mostrar às famílias que, com dedicação, conseguimos contribuir para uma integração bem-sucedida”.

Este projeto, que arrancou oficialmente no início de 2022, é central na ação do ICBAS, como destaca o diretor da instituição, Henrique Cyrne Carvalho: “Para nós pareceu-nos evidente a importância deste projeto, que resulta da enorme dedicação e persistência da Dra. Luísa Guardão.  A relação humano-cão é mutuamente benéfica e dinâmica, influenciada pelos comportamentos das duas espécies, os quais influenciam a saúde e bem-estar de ambos.

Para o também presidente do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas, “o ICBAS tem a obrigação de apoiar este tipo de iniciativas, de forma a maximizar as potencialidades desta relação entre pessoas e animais, numa visão holística da saúde”.

No âmbito deste protocolo, as aulas são conduzidas por uma médica veterinária e por um técnico do Centro de Recolha Oficial Animal de Gondomar (CROAG), e podem ser frequentadas por cachorros e cães adultos adotados no CROAG, bem como por moradores do município de Gondomar.

O programa é constituído por cinco sessões (45 minutos cada) por tutor e animal, uma vez por semana, que são avaliados inicialmente e, posteriormente, distribuídos por grupos de 10 pares.

Para o futuro, Luísa Guardão espera poder estender este tipo de interação “a outras espécies”, contribuindo ativamente “para a mudança de mentalidades. Cabe a cada um de nós trabalhar em prol de uma convivência harmoniosa entre todas as espécies, beneficiamos todos com isso”.