Investigadores  do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, publicaram recentemente um estudo na revista One Health, no qual comprovam a importância da inspeção post mortem na identificação de lesões de Tuberculose Bovina (bTB), e o seu contributo para o respetivo Plano de Erradicação. O mesmo estudo vem ainda suportar a decisão da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) de não implementar a proposta da legislação europeia de alteração do protocolo de inspeção sanitária de carne bovina, tornando-a tendencialmente visual.

Realizado em colaboração com a DGAV e a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), o trabalho agora publicado tem na sua base a regulamentação europeia que define novas regras nos controlos oficiais de géneros alimentícios, nomeadamente na inspeção sanitária de carnes.

O Regulamento de Execução (UE) 2019/627 prevê que “a inspeção sanitária da carne de bovinos possa ser tendencialmente visual nos animais até aos 8 meses e entre os 8 e os 20 meses, se estes forem criados em ambiente controlado, sem contacto com o meio exterior”, como explica a médica veterinária e docente do ICBAS, Eduarda Gomes Neves.

Estas alterações podem ter impacto na deteção desta zoonose e diminuir a eficiência do Plano Nacional de Erradicação da Tuberculose Bovina, em vigor desde 1991. O estudo faz uma análise de dados de 10 anos (entre outubro de 2010 e janeiro de 2020) e conclui que utilizar apenas a inspeção visual em bovinos mais jovens poderá ser insuficiente para a deteção de bTB.

Como explica Eduarda Gomes Neves, “no contexto atual ainda não faz sentido suprimir a incisão nos tecidos dos animais com idade inferior a 8 meses, sob pena de poder ser aprovada para o consumo humano carne de animais com lesões”. Com este trabalho, “fornecemos dados robustos que suportam a necessidade de manter os procedimentos anteriores, não flexibilizando, neste momento, a inspeção sanitária de bovinos. Os resultados do Plano Nacional de Erradicação da bTB indicam que o problema ainda persiste”, acrescenta a docente e investigadora.

Para além das conclusões partilhadas com a DGAV, com objetivo de fundamentar a tomada de decisão sobre a manutenção da prática de inspeção com palpações e incisões, este trabalho reforça a importância de abordar os problemas de saúde desde uma perspetiva integrada e holística.

“Quando trabalhamos questões relacionadas com segurança alimentar, saúde pública e saúde animal não podemos deixar de incluir a componente ambiental. No caso da Tuberculose Bovina, sabemos que o contacto direto ou indireto entre animais de produção e animais silváticos, por exemplo através do acesso a terrenos de pastagem, contribui para a transmissão da doença. As espécies cinegéticas, como veados ou javalis, constituem reservatórios do Mycobacterium bovis, como diversos estudos têm comprovado”, refere Eduarda Gomes Neves, concluindo que é fundamental manter esta investigação “dentro do âmbito Uma Saúde”.