O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, promove no próximo dia 12 de fevereiro, uma sessão sobre “Culturas da Ciência”, na qual será apresentada a experiência da unidade curricular “Culturas na Produção de Conhecimento em Ciência”, dinamizada ao longo do 1.º semestre deste ano letivo, por docentes do ICBAS e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), no âmbito do projeto “InovPed”.

Esta unidade curricular procurou refletir sobre produção de conhecimento científico, para além das divisões disciplinares, tendo sido frequentada por estudantes de várias áreas de formação, incluindo economia, ciências da educação, medicina veterinária, biologia ou ainda física.

A sessão reportará sobre essa experiência, do ponto de vista dos docentes envolvidos e ainda dos estudantes, que participarão com breves apresentações. Ao longo do semestre, foram explorados aspetos dinâmicos da produção de conhecimento em ciência a partir de narrativas disciplinares cruzadas e que através de diferentes conceitos e objetos materiais (instrumentos, por exemplo) suscitam em nós.

Para melhor ilustração, partir-se-á de um conjunto de fotografias de Luís Barbosa e que interpretam esses conceitos, explorando-as pelo o ponto de vista dos docentes de diversas áreas.

A sessão vai contar ainda com uma palestra de Ageliki Lefkaditou, curadora de história da medicina no Museu Norueguês de Ciência e Tecnologia. Nesta palestra, Lefkaditou irá apresentar e discutir o conteúdo e o processo de desenvolvimento da exposição FOLK – atualmente patente nesse museu – um trabalho que juntou abordagens da museologia, história, filosofia e estudos sociais da biologia e, ainda, a comunicação de ciência, em torno de um tema difícil, a diversidade genética humana. Nesse sentido, focar-se-á nos desafios colocados a todos os atores envolvidos no processo, levados a refletir, reformular e recriar as suas práticas no confronto com diferentes audiências, materialidades e espaços.

A sessão tem início às 16h00, no Salão Nobre ICBAS/FFUP. A entrada é livre.