Depois de dois anos a festejar o aniversário com restrições, em resultado dos constrangimentos da pandemia por COVID-19, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, abre as portas, no próximo dia 5 de maio, a toda a comunidade académica, mas também aos parceiros institucionais da área metropolitana do Porto – como hospitais e municípios e outras escolas médicas do país – para celebrar os seus 47 anos “em família”.

O evento, que contará com a presença do Vice-Reitor para Formação, Organização Académica e Ação Social, Saúde e Bem-Estar, José Castro Lopes, centrar-se-á no anúncio da Figura Eminente 2022 da Universidade do Porto, e na programação que está a ser preparada em torno do homenageado deste ano.

Nas palavras do Diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, não faltarão razões para celebrar: “depois de dois anos de comemorações contidas, vamos finalmente poder receber toda a comunidade académica do ICBAS, da Universidade do Porto, e também parceiros institucionais essenciais para o trabalho que desenvolvemos”.

“Esta será com certeza uma grande festa, em torno do conceito Uma Saúde, para nós tão importante, mas também sobre uma das pessoas mais carismáticas e importantes da nossa escola, que marcou gerações de estudantes”, antecipa o diretor do ICBAS.

Para além das comemorações em torno da Figura Eminente deste ano, esta será também a ocasião para anunciar e entregar os prémios aos vencedores do Concurso de Fotografia ‘Perspetiva(s) sobre Uma Saúde’. A iniciativa inclui uma exposição itinerante por vários locais da cidade, que terminará no Metro do Porto.

As comemorações do Dia do ICBAS 2022 têm início às 14h00 e podem ser acompanhadas em direto, via zoom.