Até 2012, mais de 300 estudantes concluíram com sucesso o Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS.

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) vai promover nos dias 1 e 2 de outubro um congresso comemorativo dos 20 anos do curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem. Ao longo de dois dias, especialistas de todo o país vão passar pelo ICBAS para debater vários temas relacionados com a saúde e a Universidade, num evento que servirá também para homenagear Nuno Grande, histórico professor e fundador do ICBAS e um dos responsáveis pelo nascimento do curso.

Após uma evocação da figura de Nuno Grande, marcada para as 10h00 do dia 1, o congresso – intitulado “20 anos a construir a enfermagem como ciência” – arranca com uma conferência inaugural proferida por António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, que falará sobre “A Universidade e as Profissões”. O programa do primeiro dia inclui ainda uma Mesa Redonda onde vários investigadores vão abordar a relação entre”Enfermeiros e Idosos”.

Para o segundo dia do colóquio estão reservadas mais duas mesas redondas – sobre a relação “Enfermeiros e Famílias” e os “Sistemas de Informação em Enfermagem” – e uma conferência de Nick Hardiker, do International Council of Nurses. A Formação pós-graduada em Enfermagem” será por sua vez o tema da Conferência de encerramento, que terá como protagonista Maria do Céu Barbieri Figueiredo, professora e investigadora do ICBAS e da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).

Nuno Grande foi um dos principais mentores do curso.

Criado formalmente em julho de 1993, o Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS “foi o culminar de todo um trabalho que juntou vontades de instituições e de pessoas”, com Nuno Grande à cabeça. Desde então, passaram pelo curso “enfermeiros de todo o país, tendo concluído com aproveitamento, até ao ano letivo de 2011/2012, 301 estudantes, que estão hoje espalhados por todos os cantos de Portugal, desempenhando funções de relevo em diferentes áreas de atuação”, explica Corália Vicente, atual diretora do curso

Para a responsável, o congresso servirá precisamente para ” mostrar o que foi feito durante estes 20 anos e agradecer aos que contribuíram para o sucesso deste curso”. Para isso, estão convidados “todos os que se interessam pela saúde em Portugal, e nomeadamente pela investigação científica na área da saúde, e em particular na área da enfermagem”.

As inscrições para o colóquio podem ser feitas aqui. Mais informações em http://20acec.com/ou através do e-mail [email protected].