No passado dia 30 de março, a Casa da Música recebeu um Concerto de Apoio à Ucrânia, organizado pelo Diretor do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS e regente da Unidade Curricular ‘Medicina, Música e Mente’, Alberto Caldas Afonso, e pela docente da mesma unidade curricular, Ariana Dantas.

A Sala Suggia, da Casa da Música, encheu-se de espectadores para um concerto solidário de apoio à Ucrânia, dirigido por Ernst Schelle, que contou com a Orquestra Aproarte e com a soprano ucraniana Nataliya Stepanska.

A ideia de organizar este concerto partiu do próprio Alberto Caldas Afonso. “O papel do médico na sociedade nos tempos atuais, deve incorporar na sua formação profissional, para além das competências técnico-científicas, uma visão holística onde devem constar ferramentas educacionais que valorizem componentes sociais e humanísticas. Com este concerto quisemos, acima de tudo, simbolizar o que significa Humanidade”, sublinha o , também Diretor do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN)

Ariana Dantas, que para além de docente no ICBAS é violinista na Casa da Música, ressalvou no seu discurso a importância das ciências e da arte em momentos de crise: “a Arte da Música têm como função primordial elevar os nossos espíritos e iluminar a humanidade em tempos de escuridão. Este Concerto de Apoio à Ucrânia representou um momento perfeito de qualidade artística e de fraternidade da parte de todos os intervenientes, transmitindo, com o programa musical apresentado, uma clara mensagem de dignidade, cultura, liberdade, resistência e sonhos por um mundo novo, no qual reine a fraternidade, a dignidade e a paz, para todos.”

O valor total da venda dos bilhetes reverteu a favor do Comité Internacional da Cruz Vermelha – Apoio à Crise Humanitária na Ucrânia e Cruz Vermelha Ucraniana.

A importância das ciências humanas na educação médica

Nos últimos anos, o ICBAS tem tido a preocupação de assegurar uma formação transdisciplinar, reconhecendo a importância das ciências humanas e de arte na educação médica.

Decorrente deste reconhecimento, o Instituto começou este ano letivo, a oferecer no Mestrado Integrado em Medicina, duas unidades curriculares opcionais no 2º ano do curso: “Introdução à Poesia” e ainda “Medicina, Música e a Mente”.

Nas palavras de Alberto Caldas Afonso, esta simbiose entre arte e medicina é fundamental para o futuro. Nesse sentido, “a introdução das artes no currículo médico, procura dotar os futuros médicos formados no ICBAS, de ferramentas que, permitam atingir esta missão por parte da Instituição”

No caso da Unidade Curricular de ‘Medicina, Música e Mente, o docente realça que esta “tem principais objetivos de aprendizagem: o desenvolvimento de uma visão holística da Música como Arte intemporal e universal, como elemento comunicativo, espiritual, físico e sensorial.”