O encontro científico anual da European College of Veterinary Surgeons (ECVS), um congresso que junta os melhores cirurgiões veterinários a nível mundial, decorreu, este ano, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Entre os dias 7 a 9 de julho, cerca de 1000 participantes passaram pelo centro de congressos portuense, num evento que foi também transmitido on-line com o objetivo de permitir a participação que todos os delegados, independentemente de possíveis restrições.

Nos dias anteriores ao início do encontro, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto acolheu, nas instalações do Porto e no Campus Agrário de Vairão, vários cursos de cariz prático, paralelos ao evento. Estas formações foram ministradas por médicos veterinários diplomados dos colégios europeu e americano de cirurgia, contando com a participação de cerca de 200 médicos veterinários.

Momento do curso prático de cirurgia veterinária a decorrer nas instalações do ICBAS, no Porto.

No ICBAS foram realizados seis cursos sobre várias técnicas cirúrgicas aplicadas a animais de companhia nas áreas da ortopedia (cirurgia de joelho), cirurgia de coluna e cirurgia vascular (stenting). Já as quatro formações ministradas em Vairão foram centradas em equinos, especificamente em tópicos como claudicação dos membros superiores, cirurgia do Trato Respiratório Superior, complicações comuns nas fraturas, havendo ainda tempo para um Laboratório de Cirurgia da Reprodução.

Esta iniciativa, segundo Jorge Ribeiro, Diretor Clínico do Hospital Veterinário UPVet, com sede no ICBAS, “permitiu o contacto com especialistas de renome, assim como a internacionalização da imagem do ICBAS junto das maiores referências mundiais na área da cirurgia”.

Para Tiago Pessanha Guimarães, médico veterinário docente do ICBAS e especialista em reprodução de equinos, “a escolha do ICBAS por parte do ECVS como colaboradores e organizadores locais do congresso foi uma honra, um prazer e um orgulho. Uma honra, pois reflete o reconhecimento dos colegas europeus nas pessoas e serviços veterinários prestados nos centros do ICBAS. Um prazer, pois permitiu aumentar o networking com os melhores veterinários europeus na área da cirurgia veterinária, beneficiando os nossos serviços e a qualidade diferenciadora do ensino veterinário do ICBAS. E, por fim, um orgulho, pelo feedback positivo recebido pelos participantes do congresso”.

Formações ocorridas no Campus Agrário de Vairão foram centradas nas cirurgias em equinos.

Sobre o Colégio Europeu de Cirurgiões Veterinários

O Colégio Europeu de Cirurgiões Veterinários (ECVS) foi fundado em 1991 com o objetivo de desenvolver a cirurgia veterinária através da formação de especialistas para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais. O colégio desenvolve programas de ensino pós-graduado em cirurgia veterinária, estabelece e define o padrão de qualificações dos especialistas em cirurgia, promove parcerias com as associações nacionais, entre outras iniciativas.

O ECVS é reconhecido em toda a profissão veterinária por sua liderança progressiva, programas inovadores em educação continuada e pelo alto padrão de excelência profissional dos seus membros, contando, atualmente, com mais de 700 especialistas entre os seus associados.