O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto vai receber, nos dias 27 e 28 de maio, o “One MUN”, uma conferência que pretende simular debates das Nações Unidas, onde estudantes do Ensino Superior são convidados a participar na resolução de conflitos através da negociação por meios diplomáticos.

Organizado pela Associação de Estudantes do ICBAS (AEICBAS), em parceria com a Câmara Municipal do Porto (CMP), o Centro Regional de Informações das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a Federação Académica do Porto (FAP), o evento, que decorre pela primeira vez em Portugal ao nível do ensino superior, tem como objetivo promover o debate sobre problemas de saúde emergentes desde uma perspetiva Uma Saúde – ‘One Health’.

A decorrer nas instalações do Complexo ICBAS/FFUP, a conferência OneMUN contará com a participação de 200 estudantes, que vão representar 50 países diferentes, assumindo a posição de um verdadeiro delegado da ONU.

À espera das diferentes “delegações” estarão por isso dois dias de intenso trabalho, que vão incluir quatro palestras ministradas por profissionais experientes Estas serão complementadas com vários debates, centrados em tópicos como o combate às resistências aos antimicrobianos; o acesso à água e o seu impacto na saúde; os desafios das doenças zoonóticas emergentes e, finalmente, a otimização das instituições públicas e colaboração internacional em saúde.

“A marca mais distintiva deste projeto é o apelo que faz à consciencialização da comunidade estudantil para os desenvolvimentos em áreas referentes ao conceito Uma Saúde”, salienta Matilde Lages, estudante do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária do ICBAS e membro da Comissão Organizadora do evento.

Duarte Duque, também membro da Comissão Organizadora e estudante do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, explica que “a conferência abordará diversas problemáticas à escala mundial numa perspetiva inovadora, colaborativa e holística”.

O evento é aberto a estudantes universitários de todo o país a frequentarem cursos de todas as áreas. As inscrições decorrem até 29 de abril e podem ser feitas aqui.