IBMC_premio

Os investigadores vão estudar os mecanismos moleculares responsáveis pela função neuroprotectora da TTR, uma proteína que tem efeitos benéficos em doentes de Alzheimer.

Um estudo internacional, que propõe a definição de novas estratégias terapêuticas para a doença de Alzheimer e conta com a colaboração de três equipas de investigação do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IBMC), está entre os projetos contemplados por “La Marató 2013”, uma iniciativa do canal de televisão espanhol TV3 que vai canalizar 11 milhões de euros para o financiamento de 44 projetos de investigação no campo das doenças neurodegenerativas, a nível mundial.

“Plataforma Drug Discovery do Parc Cientific de Barcelona (PDD-PCB)” é liderada pelo Instituto de Química Avançada da Catalunha (IQAC – CSIC) e tem no IBMC o único instituto de investigação português representado. Para além do centro portuense, colaboram ainda o Centro de Investigação Cooperativa em Biomateriais (CIC biomaGUNE, sedeado em San Sebastián) e o Centro de Investigações Biológicas (CIB – CSIC, em Madrid).

Intitulado “Programa de rastreio racional de compostos estabilizadores da união transtirretina-Aß como potenciais fármacos modulares da doença de Alzheimer”, o projeto tem por objectivo a pesquisa de terapias para a doença de Alzheimer, a partir do estudo da interação entre a proteína transtirretina (TTR) e o péptideo beta-amilóide (Aß) a nível computacional e estrutural. A TTR é uma proteína extremamente importante para o humano. enquanto transportador de determinadas hormonas e de vitamina A, sabendo-se também que desempenha funções no crescimento axonal. Em determinadas circunstâncias, ou quando alterada, a TTR provoca doenças neurodegenerativas como é o caso da paramiloidose, popularmente conhecida como  doença-dos-pezinhos.

“No caso da doença de Alzheimer, a TTR tem um efeito benéfico, sabe-se que se liga ao peptídeo Aß impedindo a acumulação deste peptídeo no cérebro, situação responsável pela doença”, afirma Isabel Cardoso, investigadora do IBMC. As equipas envolvidas querem estudar os mecanismos moleculares responsáveis pela função neuroprotectora da TTR, potenciada por compostos estabilizadores. Também está previsto um programa de rastreio de compostos mais eficazes no tratamento e remissão da doença de Alzheimer.

Como afirma Jordi Quintana, responsável pela PDD – PCB, “a equipa multidisciplinar, que inclui cinco instituições, irá trabalhar em todas as fases do desenvolvimento inicial de fármacos, desde o desenho computacional de compostos que interagem com o complexo de proteínas até aos testes em animais, passando pela química médica, a biologia estrutural e os ensaios bioquímicos e celulares”.

Mais informações, no site oficial do prémio La Marató 2013.