Quantum Computing With Near-Term Quantum Devices” é o título da última sessão do Ciclo de Computação e Informação Quânticas, que terá lugar já no próximo dia 19 de dezembro (quarta-feira), às 14h30, na sala B032 da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). De entrada livre, a sessão vai trazer à FEUP Andreas Fuhrer, do IBM Zurich Research Laboratory, na Suíça. Organizado pelo Departamento de Engenharia Física, esta é a oportunidade de ouvir um dos investigadores da IBM sobre um tema que está na ordem do dia e que pode significar uma autêntica revolução em muitas áreas do nosso quotidiano.

Recorde-se que a IBM anunciou em 2017 a criação do primeiro computador quântico universal no mundo e um investimento estratégico nesta área. Informação oficial disponibilizada na altura, garantia que a IBM estava interessada na criação e disponibilização de sistemas reais de computação quântica com o objetivo de alargar o âmbito das aplicações práticas desta. De facto, o IBM Quantum Experience disponibliza uma plataforma em que qualquer utilizador se pode ligar a um processador quântico da IBM de 5 qubits supercondutores através de uma “nuvem” (cloud) para correr algoritmos quânticos, trabalhar com bits quânticos individuais, pesquisar tutoriais e explorar simulações em torno do que já é possível fazer com a computação quântica. Mas a IBM dispõe já de processadores quânticos com mais qubits…

Na sua palestra, Andreas Fuhrer apresentará métodos alternativos que a indústria utiliza para aumentar o poder dos sistemas de computação no futuro e, em particular, focar-se-á na computação quântica, mostrando como os princípios da Física Quântica da sobreposição e do entrelaçamento de estados podem ser usados para resolver eficientemente uma série de problemas que são intratáveis com o hardware de computação clássico. Abordará também o tema dos algoritmos quânticos e de como estes podem resolver problemas muito mais rapidamente do que os clássicos. Neste contexto, o hardware de computação quântica disponibilizada pela IBM será apresentado e comentado, fazendo-se uma introdução de como algoritmos quânticos simples podem ser executados por qualquer pessoa no hardware IBM-Q usando o Qiskit TM como uma ferramenta para programar processadores quânticos reais. Serão também discutidas aplicações futuras úteis recorrendo a dispositivos quânticos por parte da indústria e dos desafios inerentes.