(foto: Creative Commons / Pixabay)

Dulce Oliveira é investigadora e doutorada pela FEUP (foto: Creative Commons / Pixabay)

Dulce Oliveira, investigadora e Doutorada em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi reconhecida com uma menção honrosa na 26.ª edição do prémio científico IBM relativo ao ano de 2015.

O trabalho distinguido pela IBM, intitulado“Modelos Computacionais para Simular Cenários Clínicos: Parto Vaginal” , aborda o desenvolvimento de modelos biomecânicos para análise de possíveis cenários clínicos relacionados com o parto, para apoio de tomada de decisão por médicos. Utilizando como referência um modelo biomecânico para simular partos eutócitos (vaginais), o projeto permitiu verificar que e a flexibilidade do crânio fetal favorece o trabalho de parto, uma vez que permite um melhor ajuste à geometria do canal de parto, reduzindo quer as forças sobre os músculos do pavimento pélvico, quer a resistência à rotação.

Este modelo biomecânico prevê a lesão muscular durante o parto vaginal e prevê também que o dano muscular baixe drasticamente quando se executa uma episiotomia médio-lateral com laceração dos músculos do pavimento pélvico, protegendo o componente puborretal do músculo que é o mais propenso ao dano.

O trabalho submetido ao prémio IBM representa parte do projeto de doutoramento de Dulce Oliveira e surgiu da necessidade de dar continudade ao trabalho desenvolvido pela investigadora e pelo seu orientador, o docente da FEUP Marco Parente. No projeto estiveram ainda envolvidos os docentes Renato Manuel Natal Jorge (FEUP), Maria Teresa Mascarenhas Saraiva , da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), e Begoña Calzada Calvo, da Universidade de Saragoça (Espanha).

É possível consultar alguns trabalhos publicados online que constituem a base do trabalho apresentado aqui, aqui ou ainda em link.springer.com.

Entre os membros do júri do Prémio IBM, constituído por um grupo de reconhecidos líderes em diversas áreas do conhecimento, encontra-se Vladimiro Miranda, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP. A cerimónia de entrega de prémios vai acontecer entre setembro e novembro deste ano.

A IBM Portugal pretende com isto motivar jovens investigadores portugueses a divulgarem os seus projetos, fomentando o relacionamento entre as comunidades empresarial, académica e de investigação científica.