João Falcão e Cunha já soma dois IBM Faculty Awards no currículo.

João Falcão e Cunha, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai ser galardoado, esta quinta-feira, em Lisboa, com a edição 2012 do Faculty Award, atribuído pela IBM.

Na base deste reconhecimento está o  papel decisivo do investigador no âmbito do Centro de Estudos Avançados (CAS) da IBM na área das Smart Cities. Inaugurado em abril de 2010, este projeto inovador  baseia-se em trabalhos de pesquisa e investigação fortemente ancorados na FEUP e na U.Porto, sobretudo os que estão relacionados com a engenharia de serviços, sistemas inteligentes de apoio à decisão e gestão do desempenho.

Orientado para a excelência da pesquisa aplicada na engenharia, gestão e ciência dos serviços (SSME) e dedicado a promover a colaboração entre universidades, indústria, governo e os laboratórios de pesquisa da IBM, o CAS IBM Portugal é o nono centro de investigação da IBM na Europa – o único em Portugal – e o vigésimo em todo o mundo. O projeto  conta ainda com a parceria do  INESC Porto, o INEGI e o IDMEC Pólo FEUP .

Para João Falcão e Cunha, o prémio “é o reconhecimento por uma instituição global do trabalho de excelência internacional de muitos colegas investigadores da FEUP que nos últimos anos se têm dedicado a criar novo conhecimento claramente relevante para as empresas e para a sociedade.”

Já António Raposo de Lima, presidente da IBM Portuguesa,  congratula o investigador e a FEUP  “por mais um reconhecimento da excelência do trabalho aí desenvolvido e, por, uma vez mais, trazer tal reconhecimento para Portugal”. Até porque “das inúmeras candidaturas de todo o mundo que anualmente chegam à IBM Corporation, somente algumas são reconhecidas com este prémio”, acrescenta.

Recorde-se que esta é a segunda vez que João Falcão e Cunha recebe o prémio atribuído pela IBM. Em 2009 o docente tinha sido distinguido pelo trabalho que levou à criação do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG) da FEUP, um projeto pioneiro na Europa no campo da formação superior em Ciência dos Serviços.

A cerimónia de entrega do IBM  Faculty Award 2012 vai ser presidida por António Raposo de Lima, presidente da IBM Portuguesa. A sessão  contará com a presença o reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, do diretor da FEUP, Sebastião Feyo de Azevedo, e do diretor do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, José António Sarsfield Cabral.

Quem é João Falcão e Cunha?

João Falcão e Cunha é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP (1983), tem um mestrado em Investigação Operacional pela Universidade de Cranfield (1984), e um doutoramento em Ciências de Computação no Imperial College London (1989). Tem estado envolvido em trabalho experimental e teórico em Engenharia Informática e Sistemas de Informação nos últimos 20 anos. É atualmente diretor dos cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão e de Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão da FEUP, coordenador do programa MOBILE de intercâmbio de estudantes de Engenharia da FEUP e de Escolas congéneres no Brasil. É director académico do Centro de Estudos Avançados (CAS) da IBM desde abril 2010.