IAstro Júnior no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

O Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço (IA), em parceria com a revista VISÃO Júnior, promove no próximo sábado, dia 24 de junho, mais uma sessão do IAstro Júnior,  iniciativa que convida crianças dos 7 aos 12 anos a explorar alguns temas temas fascinantes sobre o Espaço e o Universo.

Com início marcada para as 18h00, a sessão terá lugar no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e será dedicada à Vida das Estrelas. Para o efeito, três investigadores do IA terão 10 m

inutos cada um para apresentar este tema e envolver o público com atividades. No final haverá tempo para satisfazer a curiosidade das crianças e responder às suas perguntas.

Iniciado em novembro do ano passado, o IAstro Júnior consiste num conjunto de sessões trimestrais que dá então aos mais novos uma oportunidade de descobrirem o mundo da astronomia lado a lado com investigadores “de carne e osso”. Para além do do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, a iniciativa passa também pelo Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.

As sessões são gratuitas mas requerem inscrição prévia em: www.iastro.pt/iastrojunior/

Sobre o IA

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço é (IA) é uma estrutura de investigação criada em 2014, em resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente engloba a maioria da produção científica nacional na área, tendo sido avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF).