Uma equipa de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) esteve recentemente no Uganda, para participar na 1.ª edição da Escola de Verão em Astronomia da África Subsariana (Sub-Saharan Africa Astronomy Summer School – SSAASS).

O desenvolvimento do mega projeto Square Kilometer Array (SKA), o maior radiotelescópio da próxima geração, com uma parte a ser construída na África do Sul, catalisou o desenvolvimento da investigação em astrofísica na região da África Subsariana. Num esforço para acelerar as atividades de investigação nos Institutos e Universidades desta região, tornou-se necessário fomentar o contacto dos estudantes com peritos em diferentes áreas da astrofísica.

Foi neste contexto que surgiu a SSAASS, uma escola avançada para estudantes de mestrado e doutoramento e focada, principalmente, nas áreas das galáxias, exoplanetas e astrofísica estelar. Coorganizada pelo IA, a iniciativa contou ainda com a colaboração de outras instituições de renome, como o Instituto Max Planck para a Astrofísica (MPA), o Observatório Estadual da Turíngia Tautenburg (TLS) ou a Universidade Mbarara de Ciência e Tecnologia (MUST).

Um dos organizadores locais do evento foi o colaborador do IA Benard Nsamba. “Escolas internacionais como a SSAASS fornecem uma plataforma para os peritos partilharem técnicas e métodos de última geração nas suas áreas. Por sua vez, é também uma rara oportunidade para os estudantes da África Subsariana poderem estabelecer parcerias com estes peritos internacionais”, destaca o antigo estudante de doutoramento no IA e no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Benard Nsamba, atualmente um Branco Weiss fellow, a trabalhar entre o Instituto Max Planck para a Astrofísica (MPA), na Alemanha, e a Universidade de Kyambogo (KyU), no Uganda, lembra por sua vez que “o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço é um dos institutos  que se envolveu nas atividades da SSAASS, sendo um dos principais impulsionadores deste desenvolvimento da investigação em astrofísica no Uganda”.

O investigador do IA/U.Porto Nuno Cardoso Santos durante um dos eventos da SSAASS. (Foto: DR)

“Uma experiência verdadeiramente enriquecedora”

A Escola decorreu no Uganda, entre os dias 19 e 30 de setembro, e, entre os peritos convidados, destaca-se a presença dos investigadores do IA Nuno Cardoso Santos e Tiago Campante (IA & DFA-FCUP), e ainda do investigador João Faria, na qualidade de membro do conselho científico da SSAASS.

Para Tiago Campante, “esta foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora, tanto a nível profissional como pessoal. (…) Durante a Escola, tive o prazer de interagir com um grupo muito diverso de cerca de 30 estudantes em representação de 14 nações africanas, todos eles comungando da mesma vontade de aprender e estabelecer novas colaborações”

“Vejo a participação do IA em eventos desta natureza como o cumprir de um dever social, na medida em que leva o conhecimento de ponta para além das fronteiras nacionais e, no presente caso, até uma das zonas menos favorecidas do globo”, acrescenta o investigador.

Tiago Campante numa sessão de divulgação junto de estudantes do ensino secundário do Uganda. (Foto: DR)

Os peritos do IA ainda participaram em várias atividades de divulgação junto das escolas locais do ensino secundário.

“A participação e apoio do IA para esta escola avançada tem uma enorme importância, tendo aberto portas para uma colaboração mais estreita com a comunidade científica Africana. Além de contribuir para o desenvolvimento da ciência, estamos também a fomentar a cultura científica em países com pouca tradição na área: uma intervenção com forte caráter social”, conclui Nuno Cardoso Santos.