O encontro decorre pela primeira vez em Portugal, de 8 a 10 de maio. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

No âmbito do seu programa anual de atividades dedicadas à promoção da educação para a saúde, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S)/Ipatimup acolhe e organiza este ano o 32.º Encontro Científico Anual da Sociedade Europeia de Educação sobre Cancro (European Association of Cancer Education), que decorrerá pela primeira vez em Portugal, de 8 a 10 de maio.

A reunião deste ano, que conta com o apoio da Universidade do Porto, terá como tema central a educação em cancro e os cuidados paliativos e contará com várias palestras de oradores nacionais e internacionais, com especial destaque para os atuais presidentes das Sociedades Europeia e Americana de Educação sobre Cancro.

O evento irá ainda incluir uma sessão de posters, comunicações orais e workshops direcionados para dinamizar a discussão científica e a partilha de experiências entre os participantes. As edições anteriores deste evento, decorridas noutros países, revelaram-se extremamente importantes para fomentar localmente iniciativas colaborativas envolvendo a comunidade científica, a academia, as instituições de saúde e a sociedade civil.

A educação sobre cancro, sublinha Filipe Santos Silva, coordenador da Unidade de Public Awareness of Cancer, «é atualmente uma das áreas mais relevantes da saúde pública, dado o significativo impacto económico e social deste conjunto de doenças. Responder com eficácia a este crescente desafio, requer uma estratégia inovadora, concertada e transversal aos diversos agentes envolvidos».

Há mais de uma década que o Ipatimup, agora integrado no i3S, tem antecipando a resposta a este desafio promovendo, através da sua unidade de Public Awareness of Cancer, não só a profunda caracterização da literacia em cancro das populações, mas também a implementação de propostas educativas na área da prevenção. Esta consistente atividade e as significativas contribuições para a área de investigação, realça o investigador, «foram reconhecidas pela Sociedade Europeia com a atribuição da organização da reunião de 2019».

Mais informações aqui.