Após o sucesso das duas edições anteriores do i3S Health Innovation Prize / Prémio de Inovação em Saúde (http://prize.i3s.up.pt/) que se caracterizou pelo elevado nível técnico e científico das propostas recebidas, o i3S acaba de anunciar a 3.ª edição do galardão, desta vez dedicado a encontrar soluções no combate ao SARS-CoV-2.

A candidatura destina-se a investigadores e empreendedores nacionais e internacionais que apresentem soluções impactantes na pandemia por COVID-19, desde a prevenção à monitorização da doença, passando por meios de diagnóstico seguro e preciso, pela descoberta de compostos terapêuticos ou de vacinação, ou mesmo soluções para auxilio ou proteção dos profissionais de saúde.

«É inegável que a humanidade está atualmente a travar uma guerra biológica natural com o SARS-CoV-2 e que a sociedade espera da investigação e inovação biomédicas um arsenal para combater o vírus», sublinha Hugo Prazeres, coordenador do gabinete de transferência de Tecnologia do i3S.

“Com este prémio estamos a desafiar e mobilizar investigadores e empreendedores para focar todas as suas capacidades neste problema, que inevitavelmente se tornou uma prioridade de saúde”, acrescenta o responsável, realçando que o objetivo passa por  “impulsionar tecnologias, dispositivos médicos e compostos terapêuticos para ajudar a resolver este problema. O conhecimento e as soluções biomédicas já existem, precisamos apenas de apoiar seu reposicionamento para esta aplicação e acelerar a sua implementação”.

20 mil euros em prémios

Esta edição tem o patrocínio do promotor do prémio, o i3S, bem como das empresas Tecnimed Group e Vallis Capital Partners e ainda da Câmara Municipal do Porto, perfazendo um total de 20 mil euros. O prémio terá o mesmo montante em serviços de apoio à inovação patrocinados pelo programa de aceleração Resolve-Health, também do i3S.

Os candidatos terão ainda a possibilidade de receber prémios sob a forma de produtos e serviços, atribuídos pelos parceiros desta edição, nomeadamente o gabinete de patentes Patentree, a Porto Business School e a Esfera Cúbica – Audiovisual Productions. De destacar também a Agência Nacional de Inovação (ANI), que irá atribuir a distinção “Born from Knowledge” ao melhor projeto de base científica e tecnológica.

Bárbara Macedo, também do gabinete de Transferência de Tecnologia do i3S, salienta as parcerias estabelecidas para esta edição, «algumas delas já dos anos anteriores, mas a maioria pela primeira vez. Em tempo recorde, estas organizações não hesitaram em colaborar com o i3S, o que mostra o seu sentido de missão não só com a sociedade, mas também com a ciência portuguesa».

Para além disso, acrescenta, «conseguimos angariar um grupo de parceiros que, no seu conjunto, irão proporcionar todas as ferramentas para que as ideias vencedoras tenham sucesso na sua transferência para a indústria, que era também o objetivo deste prémio».

Nesta edição, adianta Hugo Prazeres, “somos apoiados por um painel de patrocinadores e parceiros que abrange a área de Capital de Risco, Farmacêutica; Saúde Pública, Propriedade Industrial, Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Média, que são complementares entre si no apoio a várias etapas críticas no ciclo de inovação, de forma que o vencedor se encontrará muito bem apoiado”.

Dada a natureza extraordinária deste concurso, pretende-se que o processo de avaliação e implementação das propostas seja célere: as candidaturas poderão ser enviadas até 27 de abril, e os vencedores anunciados até 15 de maio.

Mais informações aqui.