Chama-se Hybrid Lab Network, resulta de uma parceria estratégica entre o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), duas instituições de ensino superior (da Eslovénia e da Finlândia) e uma fundação holandesa, e foi recentemente financiado pelo Programa da União Europeia Erasmus+ com 340 mil euros. O objetivo do projeto é, durante três anos, promover a inovação e as boas práticas no ensino avançado através de uma aposta multidisciplinar integrada em quatro grandes áreas: Arte, Ciência, Tecnologia/Engenharia e Humanidades.

O consórcio transnacional, cujo principal promotor é o i3S, visa promover um processo de reflexão, experimentação e ação sobre aquilo que se pretende que o ensino seja no futuro. Neste, a inovação, a autonomia, a interdisciplinaridade e a flexibilidade curricular são ferramentas fundamentais para fomentar novos ecossistemas educacionais que integrem abordagens colaborativas e sustentáveis.

Júlio Borlido Santos, coordenador do projeto, explica que a principal ideia do projeto é “criar um «laboratório» de ideias e discussão que promova o desenvolvimento de novas competências críticas, criativas, inovadoras e sociais nos estudantes do ensino graduado e pós-graduado, ligando a investigação à educação e à partilha aberta de conhecimento”.

As metas descritas no projeto, adianta Maria Rui Correia, também membro da equipa, “respondem ao perfil do estudante/investigador/cidadão/trabalhador desenhado para 2030 pela OCDE e aos objetivos definidos na Nova Agenda da EU para o Ensino Superior”. Essas metas preveem a preparação dos jovens para postos de trabalho, tecnologias e desafios sociais ainda inexistentes, fornecendo-lhes conhecimentos multidisciplinares e novas competências de pensamento crítico e criativo, facilitando a sua mobilidade e incitando atitudes e valores necessários para enfrentar o futuro com sucesso».

Numa fase final, o Hybrid Lab Network irá criar novos módulos e kits educativos nas ofertas de formação avançada das instituições participantes e garantir o desenvolvimento de novas competências em cerca de 500 participantes (educadores, estudantes e cidadãos). Entre as atividades programadas incluem-se escolas e Verão, academias Biohacking, workshops, seminários e programas de estudos intensivos.

Esforço conjunto

Além do i3S, o projeto será desenvolvido com grupos de quatro instituições europeias: a Waag Society, da Holanda, a Alma Mater Europaea, da Eslovénia, e a IT Universidade de Copenhaga, da Dinamarca. Em Portugal, o projeto integra investigadores e técnicos da U.Porto das áreas das ciências da vida e da saúde, e conta com a participação de especialistas na área da educação e das artes. Outras instituições, como a ESAD Matosinhos e a associação cultural «Cultivamos Cultura» demonstraram interesse e associaram-se ao projeto.

Estas entidades serão convidadas a promover sessões de formação nas suas próprias instituições para testar os novos kit educativos e os módulos-piloto produzidos, para que o impacto a nível nacional e internacional possa ser sustentado a longo prazo. O i3S, por seu lado, irá oferecer, durante o ano seguinte ao final do projeto, eventos adicionais para aumentar ainda mais o impacto da HYBRID e avaliar a sua sustentabilidade.

O Erasmus + é um programa de financiamento europeu, destinado às áreas da Educação, Juventude e Desporto, que apoia projetos convergentes com as estratégias do programa Europa 2020. Em traços gerais, aposta no conhecimento e na aquisição de competências que se refletirá numa Europa mais inclusiva e próspera.