O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) aderiu recentemente à rede europeia EATRIS – European Infrastructure for Translational Medicine, em conjunto com mais 13 instituições portuguesas de investigação de cariz translacional. Estes institutos de investigação e hospitais vão poder agora beneficiar da integração em projetos colaborativos e apresentar candidaturas a financiamentos no âmbito desta rede.

A adesão à EATRIS responde a uma expectativa há muito alimentada pela comunidade científica nacional e é subscrita pelo Estado Português através do Infarmed – Ministério da Saúde, articulando-se com o Health Cluster Portugal (HCP), através da rede TRIS-HCP.

De acordo com André Albergaria, coordenador do «Gabinete de Investigação de Translação e Parcerias com a Indústria”»do i3S, unidade que preparou o processo de adesão à EATRIS, a integração de Portugal nesta rede de grande visibilidade e excelência “constitui um passo importante para as áreas da investigação clínica e de translação, uma vez que irá potenciar a participação ativa de centros de investigação, hospitais e centros académicos clínicos portugueses em projetos em rede e de larga escala”.

Desta participação esperam-se resultados positivos ao nível da capacitação destas instituições nacionais, ao nível da sua promoção junto de entidades ligadas ao sector industrial da saúde e ao nível académico internacional. Para as instituições portuguesas isso significa uma multiplicação de oportunidades para integrar projetos europeus e aceder a novas fontes de financiamento.

Um outro aspeto muito positivo, salienta André Albergaria, «é a potencial melhoria no acesso à inovação em saúde por parte dos cidadãos, uma vez que a envergadura dos projetos realizados no âmbito desta rede terá certamente um impacto significativo na investigação translacional em Medicina e consequentemente na atração de estudos e ensaios clínicos para Portugal».

Para a comunidade científica i3S, adianta André Albergaria, «Trata-se de uma noticia muito positiva, uma vez que a inclusão nesta estrutura europeia é absolutamente estratégica para a nossa missão de Inovação e Translação em Saúde. Irá facilitar a comunicação entre as comunidades clínica e académica, com a indústria farmacêutica, com entidades financiadoras e com reguladores, num trabalho conjunto de promoção da investigação translacional».

Novas soluções na área da Saúde

A EATRIS integra mais de 80 infraestruturas de investigação europeias e tem como principal missão contribuir para uma transformação mais rápida e eficiente do conhecimento científico em novas soluções na área da Saúde. Para esse fim, a rede disponibiliza apoio especializado e promove a capacitação das infraestruturas de investigação dos países que são seus membros, configurando-se ainda como uma rede de prestação de serviços científico-tecnológicos a clientes/parceiros externos – sejam eles da indústria ou da academia. O processo de adesão do i3S à EATRIS iniciou-se em 2018 com a integração na «National Hub da Rede EATRIS-PT», estrutura constituída por uma seleção de instituições nacionais de investigação de cariz translacional.

São esperados benefícios a curto e médio prazo para as instituições participantes nesta rede, incluindo o aumento da prestação de serviços científico-tecnológicos, acesso a fundos internacionais de I&D e melhoria no acesso pelos cidadãos a terapias inovadoras.

Neste âmbito, foi aprovado recentemente o projecto EATRIS-Plus, financiada pela Comissão Europeia no âmbito do INFRADEV-3, que visa criar capacidades e fornecer ferramentas científicas inovadoras para apoiar a sustentabilidade a longo prazo da rede EATRIS como uma das principais infraestruturas de investigação da Europa. O Infarmed é um dos 19 parceiros no projeto de quatro anos, representando a rede nacional.