O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) vai organizar, durante o mês de abril, dois eventos em homenagem ao legado científico da investigadora Maria de Sousa.

O primeiro evento acontece no dia 13 de abril e consiste num simpósio científico sobre «Cérebro no Desenvolvimento e na Doença». A decorrer no auditório do i3S, este encontro servirá para homenagear a obra científica de Maria de Sousa e a sua mente brilhante, reunindo para tal amigos e colaboradores próximos com interesse em imunologia, cancro e neurociências.

O encontro vai também destacar as contribuições científicas – que “mudaram drasticamente uma área de conhecimento” – do investigador Rui Costa, antigo estudante do programa doutoral GABBA (Graduate Program on Basic and Applied Biology) e vencedor da edição deste ano do Prémio Mina J. Bissell, a entregar durante o evento. Trata-se de uma distinção, que foi conquistada por Maria de Sousa em 2017, e que é atribuída de três em três anos a um cientista com uma trajetória de investigação que tenha contribuído para o avanço da Ciência.

Maria de Sousa por quem a conheceu

Já a 14 de abril, o i3S junta-se a alumni do GABBA e à Câmara Municipal do Porto num tributo denominado «A school without walls by Maria de Sousa», que reunirá vários investigadores que trabalharam com a cientista, amigos e antigos estudantes daquele programa doutoral criado por Maria de Sousa.

Na ocasião, “vamos ouvir testemunhos pessoais de ex-alunos e amigos, enquanto descobrimos histórias intercontinentais que vão para além da ciência», explica Eurico Morais de Sá, em nome da organização do evento que vai decorrer no auditório da Biblioteca Almeida Garrett.

Este tributo, que contará também com a presença do presidente da autarquia portuense, vai também refletir os variados interesses de Maria de Sousa, incluindo uma performance musical e declamação de poesia.

A inscrição nos dois eventos é gratuita, mas obrigatória, e deve ser feita separadamente para cada evento: «Cérebro no Desenvolvimento e na Doença» com entrega do Prémio Mina Bissel e «A school without walls by Maria de Sousa».

Sobre Maria de Sousa

Nascida em Lisboa em 1939 e licenciada em Medicina em 1963, Maria de Sousa (1939-2020) cedo deixou Portugal para prosseguir a sua carreira académica científica em Inglaterra, Escócia e Estados Unidos, onde dirigiu o Laboratório de Ecologia Celular do prestigiado Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque. Foi nessa fase que se distinguiu internacionalmente enquanto autora de vários artigos científicos fundamentais para a definição da estrutura funcional dos órgãos que constituem o sistema imunológico, entre os quais o que consagrou a descoberta da área timo-dependente (1966), hoje conhecida universalmente por área T.

Foi precisamente o seu trabalho em doentes com hemocromatose hereditária que trouxe Maria de Sousa para o ICBAS em 1985, para fundar o Mestrado em Imunologia. Enquanto docente e investigadora da U.Porto, foi responsável pela constituição de uma equipa de investigação nova no campo da hemocromatose, repartida pelo ICBAS, pelo Hospital Geral de Santo António e pelo então novo Instituto de Biologia Celular e Molecular (IBMC).

Em 1996, encabeçou a criação do Programa Graduado em Biologia Básica e Aplicada (GABBA), um programa pioneiro em Portugal, resultado da colaboração entre o ICBAS, as faculdades de Ciências (FCUP) e de Medicina (FMUP), o IBMC, o Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP) da U.Porto (estes três últimos, integrados atualmente no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto).

Condecorada pela Presidência da República Portuguesa em três ocasiões (Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1995, Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada em 2012 e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada em 2016, Maria de Sousa recebeu inúmeras distinções nacionais e internacionais. Entre as mais relevantes incluem-se o Grande Prémio Bial de Medicina (1995), o prémio “Estímulo à Excelência”, atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2004), o Prémio Universidade de Coimbra (2011), o Prémio Universidade de Lisboa, em 2017, ou o Prémio Mina Bissel, em 2018.

Em outubro de 2009, assinalou a sua jubilação como Professor Catedrática do ICBAS com uma Última Aula no Salão Nobre da Reitoria, o mesmo local onde, um ano mais tarde, lhe seria confiado o título de Professora Emérita da Universidade do Porto.

Maria de Sousa faleceu a 14 de abril de 2020, vítima de COVID-19. Em julho desse ano, o i3S prestou-lhe homenagem atribuindo o seu nome à biblioteca do instituto.